Eu fiquei com duvida, nesta parte do curso é mencionado que o Moq não era o foco, mas a questão que encerra o capitulo é sobre Moq?!
Eu fiquei com duvida, nesta parte do curso é mencionado que o Moq não era o foco, mas a questão que encerra o capitulo é sobre Moq?!
Olá Bruno! Tudo bem?
O que pode ter acontecido é que, mesmo que o Moq não seja o foco central do curso, ele é uma ferramenta muito útil e amplamente utilizada para criar testes unitários eficazes, especialmente quando precisamos simular comportamentos de dependências externas, como um banco de dados.
Na atividade em questão, a ideia é mostrar como isolar a classe de testes do banco de dados real, para que você possa testar o comportamento da lógica de negócios sem se preocupar com a interação real com o banco de dados. Isso é uma prática comum e recomendada em testes unitários para garantir que os testes sejam rápidos e não dependam de recursos externos.
A opção correta, que é a A, sugere usar o Moq para criar um objeto Mock do contexto do banco de dados. Isso envolve definir as propriedades como "virtual" para permitir substituições e configurar os métodos necessários para o teste usando Setup()
. Essa abordagem permite simular o comportamento do banco de dados e verificar se a lógica de negócios está funcionando conforme esperado.
Espero ter ajudado e bons estudos!