Eu fiquei com duvida, nesta parte do curso é mencionado que o Moq não era o foco, mas a questão que encerra o capitulo é sobre Moq?!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu fiquei com duvida, nesta parte do curso é mencionado que o Moq não era o foco, mas a questão que encerra o capitulo é sobre Moq?!
Olá Bruno! Tudo bem?
O que pode ter acontecido é que, mesmo que o Moq não seja o foco central do curso, ele é uma ferramenta muito útil e amplamente utilizada para criar testes unitários eficazes, especialmente quando precisamos simular comportamentos de dependências externas, como um banco de dados.
Na atividade em questão, a ideia é mostrar como isolar a classe de testes do banco de dados real, para que você possa testar o comportamento da lógica de negócios sem se preocupar com a interação real com o banco de dados. Isso é uma prática comum e recomendada em testes unitários para garantir que os testes sejam rápidos e não dependam de recursos externos.
A opção correta, que é a A, sugere usar o Moq para criar um objeto Mock do contexto do banco de dados. Isso envolve definir as propriedades como "virtual" para permitir substituições e configurar os métodos necessários para o teste usando Setup(). Essa abordagem permite simular o comportamento do banco de dados e verificar se a lógica de negócios está funcionando conforme esperado.
Espero ter ajudado e bons estudos!