Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Monorepo e gratuidade

Olá, vou seguir os passos a passos do professor para construir uma aplicação, mas eu não tenho contra na Antropic, não uso IAs pagas. Quero saber se alguém que fez o curso usando alguma IA na modalidade gratuita conseguiu fazer todo o monorepo di curso sem perder a gratuidade, se sim qual IA eu deveria escolher? (Venho de uma stack diferente da do professor).

2 respostas
solução!

Olá, Sheila. Como vai?

Essa é uma excelente dúvida! Fazer um curso focado em cenários reais sem precisar gastar com assinaturas ou chaves de API pagas é totalmente possível, desde que você escolha as ferramentas certas e gerencie o consumo de forma estratégica.

Para o desenvolvimento de um Monorepo — que envolve múltiplos projetos compartilhando o mesmo repositório —, a engenharia de prompts e a capacidade de ler e gerar múltiplos arquivos estruturados exigem modelos com uma janela de contexto maior. Como você vem de outra stack, contar com uma IA com boa capacidade explicativa será seu maior trunfo.

Abaixo, listei as melhores alternativas gratuitas do mercado para você realizar o curso com sucesso, além de boas práticas para não estourar os limites gratuitos:

As Melhores IAs Gratuitas para Engenharia de Software

Ao invés de assinar planos, você pode utilizar as interfaces web gratuitas ou extensões de código que oferecem os modelos mais modernos sem custo:

1. Claude (Anthropic) - Plano Gratuito na Web

• Por que escolher: O modelo Claude 3.5 Sonnet (disponível na modalidade gratuita com limites de mensagens diárias no site da Anthropic) é amplamente considerado um dos melhores modelos do mundo para codificação, refatoração e arquitetura de software (como monorepos). Ele entende a relação entre diferentes arquivos perfeitamente.
  • Estratégia para não perder a gratuidade: O plano gratuito possui um limite que renova a cada poucas horas. Deixe para usar o Claude web para as partes mais complexas do curso, como a modelagem da arquitetura do monorepo e a configuração dos arquivos de build compartilhados.

2. ChatGPT (OpenAI) - GPT-4o Gratuito

• Por que escolher: A interface gratuita do ChatGPT oferece acesso ao GPT-4o, que possui uma excelente capacidade de raciocínio lógico e velocidade.
  • Estratégia para não perder a gratuidade: Quando você atinge o limite de mensagens do GPT-4o, o ChatGPT te transfere automaticamente para o modelo GPT-4o-mini. Ele continua sendo gratuito e ilimitado, sendo excelente para tirar dúvidas sobre a nova stack que você está aprendendo e gerar trechos isolados de código.

3. Cursor Editor ou VS Code + Extensão Codeium / Continue

• Por que escolher: Se você quiser suporte direto no seu ambiente de desenvolvimento sem pagar por chaves de API, ferramentas como o Cursor (um editor baseado no VS Code) ou extensões como o Continue.dev e o Codeium oferecem planos gratuitos muito generosos para preenchimento de código (autocomplete) e chat integrado na barra lateral, utilizando modelos locais ou na nuvem sem custos.

Dicas de Ouro para Gerenciar o Monorepo na Gratuidade

Em um monorepo, o volume de código cresce rápido. Se você enviar o código de todas as aplicações do repositório em todas as mensagens para a IA, os limites gratuitos vão acabar em poucos minutos. Siga estas práticas:

• Isole o Contexto: Quando for pedir ajuda para ajustar o Frontend, envie apenas os arquivos do frontend. Não envie a pasta do Backend ou de pacotes compartilhados se não for necessário.
  • Peça Estruturas, Não Arquivos Inteiros: Em vez de pedir para a IA reescrever um arquivo de 300 linhas, peça: "Escreva apenas a função de configuração do monorepo para o arquivo tal". Isso economiza os seus créditos de texto (tokens).
  • Aproveite que mudou de Stack: Use as ferramentas gratuitas para criar um "Dicionário Técnico". Se o professor usar um comando de build que você não conhece, pergunte: "No ecossistema X o professor usou o comando Y. Qual é o equivalente disso na minha stack Z?".

Muitos alunos realizam todo o projeto utilizando o ChatGPT e o Claude alternadamente para contornar as janelas de limite de tempo de cada um. Você conseguirá construir o monorepo perfeitamente!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Olá Evandro! Obrigada por sua sugestão, eu construía projetos assim, de forma parcial para não ''esgotar'' a IA gratuita , esse eu nunca tinha feito , vou tentar fazer assim.