Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Mono-repo é um monolito?

Olá ! Estou realizando o curso NextJS: trabalhando com arquitetura Front-end e me ocorreu a seguinte dúvida: Um mono-repo é um enorme monolito ? Agradeço desde já a ajuda e a resposta.

2 respostas
solução!

Olá Raphael, tudo bem?

É uma dúvida bem teórica, mas deixa eu ver se consigo te ajudar.

Monorepo e monolítico possuem conceitos diferentes, embora os termos sejam semelhantes.

Monorepo fala mais sobre gerenciamento de código, onde os projetos, componentes, serviços, bibliotecas, entre outros são mantidos em um único repositório versionado.

Tem um artigo na alura que fala sobre monorepo, dá uma olhada: https://www.alura.com.br/artigos/monorepo-usa-lo-desenvolver-integrar-grandes-projetos#:~:text=O%20que%20s%C3%A3o%20monorepos%3F,diferente%20de%20uma%20aplica%C3%A7%C3%A3o%20monol%C3%ADtica).

Monolítico é mais uma arquitetura de software, onde a aplicação é desenvolvida como uma única e grande unidade e todas as funcionalidades (login, armazenamentos de arquivos, consultas, etc) são implementadas e executadas dentro de um único processo ou aplicação.

Dá uma olhada no artigo que fala sobre microserviço e monolítico: https://www.alura.com.br/artigos/arquitetura-de-microservicos-ou-monolitica.

Espero que tenha esclarecido.

Opá ! Valeu pela resposta!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software