Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] MODULO 6 ATIVIDADE 1 - VENDAS - INNER e NOME DE COLUNAS

Professor, boa tarde. 1 - os Labels ou nome dado as colunas na instrucao select não servem para referenciar a coluna em um calculo? OU seja, apenas para formatar a saida?

2 - antes de ver o resultado de sua instrucao, tentei fazer a minha (abaixo). Entendi que a diferença da sua em relaç!ao a minha solucao, foi a clareza do "código", estou certo? Ou seja, incluir o INNER TABELA_CLIENTES na estrututa onde é feito a totalizacao nao estaria errada, estaria?

Estou buscando melhorar meu raciocinio e corrigir vícios. Desde já obrigado.

2 respostas
solução!

Olá Gustavo!

1 - Os labels ou nomes dados às colunas na instrução SELECT servem tanto para formatar a saída quanto para referenciar a coluna em um cálculo. Ou seja, você pode usar o nome da coluna para fazer operações matemáticas ou lógicas com ela. Por exemplo, se você tem uma coluna chamada "preco" e quer calcular o valor total de vendas, você pode fazer algo como "SUM(preco) AS total_vendas" e depois referenciar essa coluna no restante da sua consulta.

2 - Ao incluir o INNER JOIN com a tabela TABELA_CLIENTES na estrutura onde é feita a totalização, você não está errado. A diferença entre a sua solução e a do professor pode ser apenas uma questão de clareza e organização do código. O INNER JOIN é usado para combinar registros de duas tabelas com base em uma coluna em comum, e se faz sentido para a sua consulta incluir essa tabela na totalização, não há problema em fazer isso.

É ótimo que você esteja buscando melhorar seu raciocínio e corrigir vícios. A prática constante e a busca por conhecimento são fundamentais para o desenvolvimento profissional. Continue estudando e praticando, e você irá aprimorar suas habilidades.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida manda aqui, bons estudos!

Olá Gustavo, como vai?

Como o Renan comentou acima, os rótulos ou nomes atribuídos às colunas na cláusula SELECT desempenham um papel importante, tanto na formatação da saída quanto na referência das colunas em cálculos. Por exemplo, é possível utilizar o nome da coluna em expressões matemáticas dentro da própria cláusula SELECT.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software