se eu tiver apenas uma função, ou seja, funcionalidade mas tiver outras variáveis nesse mesmo arquivo posso usar um export default e um export ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
se eu tiver apenas uma função, ou seja, funcionalidade mas tiver outras variáveis nesse mesmo arquivo posso usar um export default e um export ?
Olá, Jorge! Como vai?
Você pode sim usar export default para uma única função ou funcionalidade principal no seu arquivo e export para outras variáveis ou funções que deseja exportar de forma nomeada. Isso é bastante comum quando você tem uma função ou classe principal que representa a funcionalidade central do módulo, mas também quer disponibilizar outras partes do código para uso externo.
Por exemplo, imagine que você tem um arquivo meuModulo.js com a seguinte estrutura:
// Exportação padrão
export default function funcaoPrincipal() {
// código da função principal
}
// Exportações nomeadas
export const minhaVariavel = 42;
export function outraFuncao() {
// código de outra função
}
Ao importar, você poderia fazer algo assim:
import funcaoPrincipal, { minhaVariavel, outraFuncao } from './meuModulo.js';
funcaoPrincipal();
console.log(minhaVariavel);
outraFuncao();
Dessa forma, funcaoPrincipal é importada como a exportação padrão, enquanto minhaVariavel e outraFuncao são importadas como exportações nomeadas. Isso permite que você tenha flexibilidade ao organizar e utilizar seu código.
Espero ter ajudado!
Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!
Abraços :)