3
respostas

[Dúvida] Modo FIPS no shell impede a instalação do HTTP

Estou tentando instalar o HTTP, mas parei o curso entre os vídeos, e quando retomei após criar a instância, sempre que faço login ele inicia no modo FIPS. Uso o comando da instalação sudo yum -y install httpd, e em seguida ele trava por vários minutos e aparece o retorno killed. Tentei criar uma nova instância, mas no meio do processo ele deu killed. Quando tentei nessa nova também só faz login no modo FIPS. Agora o Oracle não permite que eu crie novas instâncias e eu não consigo seguir com o curso. Alguém pode me ajudar?

3 respostas

Olá, Daniela.

Tudo bem?

Acredito que o problema possa estar relacionado ao modo FIPS que está sendo ativado em suas instâncias. O modo FIPS (Federal Information Processing Standard) é uma configuração de segurança que pode restringir certas operações no seu sistema operacional.

Se o modo FIPS estiver ativado, ele pode estar impedindo a instalação do HTTP. Para verificar se o modo FIPS está ativado, você pode usar o seguinte comando no seu shell:

sysctl crypto.fips_enabled

Se o modo FIPS estiver ativado (ou seja, se o comando retornar 'crypto.fips_enabled = 1'), você pode tentar desativá-lo temporariamente para realizar a instalação do HTTP. Para desativar o modo FIPS, você pode usar o seguinte comando:

sudo sysctl -w crypto.fips_enabled=0

Depois de desativar o modo FIPS, tente instalar o HTTP novamente com o comando 'sudo yum -y install httpd'.

No entanto, é importante lembrar que o modo FIPS é uma configuração de segurança, e desativá-lo pode ter implicações de segurança. Portanto, após a instalação do HTTP, você pode querer reativar o modo FIPS usando o comando:

sudo sysctl -w crypto.fips_enabled=1

Quanto ao problema de não conseguir criar novas instâncias, isso pode estar relacionado a limites de recursos na sua conta OCI. Você pode querer verificar se atingiu algum desses limites. Se for esse o caso, você pode solicitar um aumento de limite através do suporte da OCI.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa manda aqui. Bons estudos!

Olá Renan. Tudo bem? Não consigo realmente fazer a instalação e por fim não era esse o problema. Com ajuda do chatgpt, consegui através do comando 'dmesg' verificar os logs, e o erro que gera o killed está relacionado a memória: Out of memory: Killed process 5323 (yum) total-vm:1602856kB, anon-rss:695840kB, file-rss:5556kB, shmem-rss:0kB, UID:0 pgtables:3148kB oom_score_adj:0

Apaguei as instâncias e criei uma nova para ver as opções, mas o máximo de memória é 1G. Não consigo fazer o próximo passo do curso e não tenho acesso ao suporte da oracle por ser avaliação grátis. Não sei como resolver.

Olá Daniela,

Entendi. O erro "Out of memory" indica que o processo de instalação (yum) está sendo encerrado devido à falta de memória disponível na sua instância. Parece que a limitação de 1GB de memória está causando esse problema.

Se possível, você pode considerar a opção de escolher uma instância com mais memória. No Oracle Cloud, ao criar uma nova instância, você geralmente tem a opção de escolher diferentes tipos de instâncias com quantidades variadas de RAM. Tente escolher uma instância com mais memória, se disponível.

Se não for possível aumentar a quantidade de memória, você pode tentar otimizar o uso de memória na sua instância. Pode haver processos em execução que estão consumindo muita memória. Use o comando top para verificar os processos em execução e identificar se há algum que está consumindo uma quantidade significativa de memória.

Por fim, em vez de instalar todos os pacotes de uma vez, você pode tentar dividir a instalação em partes menores. Por exemplo, instale um pacote de cada vez e verifique o uso de memória durante cada instalação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software