Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Modificar saldo da conta através da função

Boa tarde amigos, agora que estou aprendendo PHP eu sempre comparo a sintaxe com JavaScript que é atualmente a linguagem que eu entendo trabalho mais, fiz esse código abaixo do lado esquerdo o JavaScript e no VScode o PHP.

Porque eu devo pegar a conta $contasCorrentes['123.456.789-11'] e igualar ela a função sacar($contasCorrentes['123.456.789-11'], 500); sendo que nos argumentos dessa função eu estou passando novamente a conta $contasCorrentes['123.456.789-11']. Não fica muita repetição de código?

Tentei deixar o código somente assim: sacar($contasCorrentes['123.456.789-11'], 500); não deu erro, porém não trocou o saldo da conta da Maria.. fiquei meio confuso nessa atribuição $contasCorrentes['123.456.789-11'] = sacar($contasCorrentes['123.456.789-11'], 500);

Não sei se me expressei muito bem mas em resumo, porque no JavaScript eu consigo chamar a funcão direto e alterar o valor da conta de Maria por exemplo, e no PHP eu tenho que atribuir a uma variável? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Oi, Frank

No PHP também pode

<?php
$contasCorrentes = [
    '123.456.789-10' => [
        'titular' => 'Vinicius',
        'saldo' => 10000],
    '123.456.789-11' => [
        'titular' => 'Maria',
        'saldo' => 10000
    ],
    '123.456.789-12' => [
        'titular' => 'João',
        'saldo' => 300
    ]
];

function sacar(&$conta, $valorSaque) {
    if ($conta['saldo'] < $valorSaque){
        echo "Você não pode sacar este valor" . PHP_EOL;
        return;
    }
    $conta['saldo'] -= $valorSaque; 
    echo "Saque realizado com sucesso!" . PHP_EOL;   
}

sacar($contasCorrentes['123.456.789-10'], 1500); // Vinicius 
sacar($contasCorrentes['123.456.789-11'], 5000); // Maria 
sacar($contasCorrentes['123.456.789-12'], 500); // João 

foreach($contasCorrentes as $chave => $conta)