3
respostas

[Dúvida} Modelos atuais e chamadas matemáticas!

Bom dia, tudo bem?

Verifiquei numa resposta apresentada neste fórum que as IAs podem errar e o resultado nem sempre é perfeito. Ficou claro a importância de se testar os resultados fornecidos como foi feito no vídeo Análise de documentos. Estou estudando para me tornar um analista de dados e a IA será uma ferramenta extremamente importante neste aprendizado e nas aplicações futuras.
Na resposta foi afirmado que tanto o Gemini quanto o GPT são excelentes ferramentas quando usados como assistentes e que a versão do modelo de cada IA e a forma como você cria o prompt também influenciam muito na qualidade da resposta.
Os modelos atuais tem diminuído as alucinações? E para a análise de dados e chamadas matemáticas em geral, qual modelo é o mais indicado? Este curso me preparará ou me dará uma base para construir prompts com a qualidade necessária para análises matemáticas?

Antecipadamente, muito obrigado!

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
3 respostas

Olá, Williams bom dia! Tudo bem?

Obrigado por compartilhar sua dúvida de forma tão clara e cuidadosa! É ótimo ver seu interesse e comprometimento com a área de análise de dados e, sem dúvida, as IAs se tornaram grandes aliadas nesse caminho de aprendizado e transformação.

Eu concordo absolutamente com você, principalmente na parte que você destacou a importância de testar os resultados fornecidos pelas IAs. Apesar de estarem evoluindo muito rapidamente, elas ainda podem apresentar erros (conhecidos como “alucinações”), especialmente em contextos mais complexos ou mal definidos. Felizmente, os modelos mais recentes, como o ChatGPT (como as versões GPT-5 e posteriores) quanto o Gemini, estão cada vez melhores.