3
respostas

[Dúvida} Modelos atuais e chamadas matemáticas!

Bom dia, tudo bem?

Verifiquei numa resposta apresentada neste fórum que as IAs podem errar e o resultado nem sempre é perfeito. Ficou claro a importância de se testar os resultados fornecidos como foi feito no vídeo Análise de documentos. Estou estudando para me tornar um analista de dados e a IA será uma ferramenta extremamente importante neste aprendizado e nas aplicações futuras.
Na resposta foi afirmado que tanto o Gemini quanto o GPT são excelentes ferramentas quando usados como assistentes e que a versão do modelo de cada IA e a forma como você cria o prompt também influenciam muito na qualidade da resposta.
Os modelos atuais tem diminuído as alucinações? E para a análise de dados e chamadas matemáticas em geral, qual modelo é o mais indicado? Este curso me preparará ou me dará uma base para construir prompts com a qualidade necessária para análises matemáticas?

Antecipadamente, muito obrigado!

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
3 respostas

Olá, Williams bom dia! Tudo bem?

Obrigado por compartilhar sua dúvida de forma tão clara e cuidadosa! É ótimo ver seu interesse e comprometimento com a área de análise de dados e, sem dúvida, as IAs se tornaram grandes aliadas nesse caminho de aprendizado e transformação.

Eu concordo absolutamente com você, principalmente na parte que você destacou a importância de testar os resultados fornecidos pelas IAs. Apesar de estarem evoluindo muito rapidamente, elas ainda podem apresentar erros (conhecidos como “alucinações”), especialmente em contextos mais complexos ou mal definidos. Felizmente, os modelos mais recentes, como o ChatGPT (como as versões GPT-5 e posteriores) quanto o Gemini, estão cada vez melhores.

Agora, sobre sua pergunta específica, acredito que sim, os modelos mais recentes têm sido treinados com técnicas mais avançadas e em bases mais amplas, o que reduz consideravelmente a chance de respostas incorretas. No entanto, nenhuma IA atual é infalível.

Em relação a sua dúvida sobre modelos matemáticos, penso que tanto o ChatGPT (especialmente a versão GPT-5) quanto o Gemini têm mostrado excelente desempenho em tarefas envolvendo lógica, estatística, matemática e até programação. No caso específico de análise de dados, muitos usuários preferem o ChatGPT com ferramentas ativadas (como Python e visualização de dados), pois ele permite interações mais práticas com planilhas, gráficos e códigos em tempo real. Porém, não podemos deixar de mencionar também o Claude, que tem se mostrado uma excelente opção também

E por fim, acredito que o curso pode ajudar muita na sua trajetória, pois ensina a formular bons prompts, ou seja, conversar com a IA de forma clara, objetiva e estratégica para obter os melhores resultados. Esse aprendizado é fundamental, especialmente para tarefas mais complexas como análises matemáticas, automação de relatórios ou exploração de grandes volumes de dados.

Bons estudos!

Era exatamente a resposta que procurava, a dúvida do William, é muito comum entre nós. Expressou muito bem!

Boa noite!

Muito obrigado pelo retorno!