Quando se tem um serviço mas existe vários modulos nesse serviços . para não gerar erro posso identificar quais módulos são ligados ; e a partir disso agrupa-los em um único micro serviços é isso ?esta certo o que entendi ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Quando se tem um serviço mas existe vários modulos nesse serviços . para não gerar erro posso identificar quais módulos são ligados ; e a partir disso agrupa-los em um único micro serviços é isso ?esta certo o que entendi ?
Olá, Liziane! Como vai?
Bom, de acordo com a aula/exercício, não existe uma regra fixa para determinar quando termina um microsserviço e começa outro, cada caso é único e deve ser analisado de acordo com as especificidades do projeto.
A ideia é começar com uma abordagem monolítica, ou seja, criar uma única aplicação que atenda todas as necessidades do nosso negócio. Conforme a complexidade aumenta e identificamos módulos que podem ser separados, podemos transformá-los em microsserviços independentes.
Por exemplo, se temos um módulo de carrinho de compras que está diretamente ligado ao módulo de pedidos, pode fazer sentido agrupá-los em um único microsserviço. O importante é que essa divisão seja baseada nas necessidades reais do negócio e não apenas em uma separação arbitrária.
É válido ressaltar que é importante conhecer bem o domínio do projeto antes de começar a implementar os microsserviços. Isso ajudará a identificar os problemas reais e a tomar decisões mais acertadas sobre a arquitetura do sistema.
Portanto, não há problema em agrupar vários módulos em um único microsserviço, desde que isso faça sentido para o negócio e atenda às necessidades específicas do projeto.
Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!