Como vou saber quando tenho que utilizar o modelo floco de neve ou o modelo estrela para fins de construção de uma tabela?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como vou saber quando tenho que utilizar o modelo floco de neve ou o modelo estrela para fins de construção de uma tabela?
Opa, Erbert, tudo certo?
A principal diferença entre os dois é a normalização. No modelo floco de neve nós temos um banco de dados normalizado, enquanto no modelo estrela, não. Inclusive, caso você não conheça muito sobre a normalização de banco de dados, recomendo o artigo no link anterior.
No modelo floco de neve há chaves primárias e estrangeiras. As chaves primárias são para diferenciarmos um campo e mantê-lo como único para a tabela inteira, enquanto a estrangeira é para referenciar uma chave primária de outra tabela. Isso é comum nos bancos de dados normalizados, pois após fazermos a normalização, é importante inserirmos uma referência de onde surgiu a nova tabela criada.
Já no modelo estrela não há essa dinâmica, pois as dimensões referenciarão diretamente as tabelas de fato.
Portanto, o modelo que você utilizará depende bastante do seu tipo de negócio e em qual será melhor encaixado de acordo com os seus dados. =)
Se a dúvida persistir, estou aqui para te ajudar.
Abraços e bons estudos!