Olá, Jose! Tudo bem?
Você levantou uma questão muito interessante sobre a modelagem em escala no Blender. No mundo 3D, embora não seja obrigatório modelar em escala 1:1, há algumas considerações importantes a serem feitas, especialmente quando se trata de iluminação e renderização.
Modelar em uma escala que seja proporcional à realidade pode, de fato, impactar a iluminação. Isso ocorre porque muitos motores de renderização, incluindo o Blender, utilizam cálculos baseados em física real, como a regra do inverso do quadrado da distância, que você mencionou. Quando a escala está fora do padrão, esses cálculos podem resultar em comportamentos inesperados na iluminação e sombras.
Por exemplo, se você está modelando um edifício e decide fazê-lo em uma escala muito pequena, as luzes podem parecer excessivamente intensas ou fracas, e as sombras podem não se comportar como esperado. Além disso, trabalhar em uma escala realista pode facilitar a integração do seu modelo com outros elementos que também estejam em escala correta, como mobiliário ou personagens.
Como você vem da área de arquitetura, já está acostumado a trabalhar com precisão nas medidas, o que pode ser uma vantagem. No Blender, você pode definir a unidade de medida para metros, o que ajuda a manter a consistência, que tal?
Em resumo, enquanto a modelagem em escala 1:1 não é uma obrigação, ela pode trazer benefícios significativos, especialmente em termos de iluminação e integração com outros elementos.
Espero ter ajudado e quaisquer dúvidas estarei aqui!
Até breve!
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