Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Modelagem

Fiquei um pouco confusa com o conceito de modelagem de classes.

Como eu sei a melhor forma para modelar uma classe?

Sempre fico perdida também sobre projetos para por em prática.

Desde já agradeço pelo curso SENSACIONAL e MUITO bem explicado<3

2 respostas
solução!

Olá Ândria! Fico feliz em saber que está gostando do curso e que estou conseguindo te ajudar a entender a Orientação a Objetos. A modelagem de classes pode parecer um pouco confusa no início, mas com prática e estudo você vai se familiarizar com os conceitos.

Para modelar uma classe da melhor forma, é importante considerar alguns pontos. Primeiro, pense na responsabilidade da classe, ou seja, o que ela deve fazer. Uma classe deve ter uma única responsabilidade, evitando que fique muito grande e difícil de entender. Por exemplo, se você está modelando uma classe para representar um carro, ela deve ter métodos e atributos relacionados apenas ao carro, como acelerar, frear, cor, modelo, etc.

Outro ponto importante é pensar nas relações entre as classes. Se uma classe depende de outra para funcionar corretamente, é necessário estabelecer uma relação entre elas. Por exemplo, se você tem uma classe Carro e uma classe Motor, o carro precisa ter uma instância do motor para funcionar. Essa relação pode ser representada por meio de atributos ou métodos.

Quanto aos projetos para colocar em prática, uma dica é começar com algo simples e ir evoluindo aos poucos. Você pode pensar em problemas do seu dia a dia e tentar modelar as classes necessárias para resolvê-los. Por exemplo, pense em um sistema de cadastro de clientes, onde você precisa armazenar informações como nome, endereço, telefone, etc. Você pode criar uma classe Cliente com os atributos correspondentes e métodos para manipular esses dados.

Lembre-se de sempre praticar e buscar exemplos de modelagem de classes. Existem diversos materiais e exercícios disponíveis na internet que podem te ajudar nesse processo. Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá,

Muito obrigada pelo esclarecimento!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software