Fiquei um pouco confusa com o conceito de modelagem de classes.
Como eu sei a melhor forma para modelar uma classe?
Sempre fico perdida também sobre projetos para por em prática.
Desde já agradeço pelo curso SENSACIONAL e MUITO bem explicado<3
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fiquei um pouco confusa com o conceito de modelagem de classes.
Como eu sei a melhor forma para modelar uma classe?
Sempre fico perdida também sobre projetos para por em prática.
Desde já agradeço pelo curso SENSACIONAL e MUITO bem explicado<3
Olá Ândria! Fico feliz em saber que está gostando do curso e que estou conseguindo te ajudar a entender a Orientação a Objetos. A modelagem de classes pode parecer um pouco confusa no início, mas com prática e estudo você vai se familiarizar com os conceitos.
Para modelar uma classe da melhor forma, é importante considerar alguns pontos. Primeiro, pense na responsabilidade da classe, ou seja, o que ela deve fazer. Uma classe deve ter uma única responsabilidade, evitando que fique muito grande e difícil de entender. Por exemplo, se você está modelando uma classe para representar um carro, ela deve ter métodos e atributos relacionados apenas ao carro, como acelerar, frear, cor, modelo, etc.
Outro ponto importante é pensar nas relações entre as classes. Se uma classe depende de outra para funcionar corretamente, é necessário estabelecer uma relação entre elas. Por exemplo, se você tem uma classe Carro e uma classe Motor, o carro precisa ter uma instância do motor para funcionar. Essa relação pode ser representada por meio de atributos ou métodos.
Quanto aos projetos para colocar em prática, uma dica é começar com algo simples e ir evoluindo aos poucos. Você pode pensar em problemas do seu dia a dia e tentar modelar as classes necessárias para resolvê-los. Por exemplo, pense em um sistema de cadastro de clientes, onde você precisa armazenar informações como nome, endereço, telefone, etc. Você pode criar uma classe Cliente com os atributos correspondentes e métodos para manipular esses dados.
Lembre-se de sempre praticar e buscar exemplos de modelagem de classes. Existem diversos materiais e exercícios disponíveis na internet que podem te ajudar nesse processo. Espero ter ajudado e bons estudos!
Olá,
Muito obrigada pelo esclarecimento!