4
respostas

[Dúvida] Minhas UTMs cadastradas no GTM não foi disparadas

Minhas UTMs não foram disparadas tanto no GA4 quanto no application

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 respostas

Olá, Victor.

Pelas imagens dá para identificar dois pontos importantes.

Primeiro: no GA4 o evento page_view está sendo enviado, mas não aparece nenhum parâmetro campaign_* dentro dele. Segundo: na sua tag do Google no GTM o parâmetro send_page_view está como false. Isso significa que a tag de configuração não está enviando automaticamente o page_view. Então, se você não criou uma tag separada de evento page_view, o envio pode não estar acontecendo como esperado — ou pode estar acontecendo por outro snippet instalado direto no site.

Sobre as UTMs especificamente:

As variáveis {{URL - utm_*}} apenas leem os parâmetros da URL. Elas só terão valor se:

1. A URL realmente tiver algo como:
    ?utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=teste
  2. O page_view for disparado quando essa URL estiver carregada.
  3. Não houver outro GA4 instalado fora do GTM sobrescrevendo a sessão.

Pelos cookies no Application, existe _ga e _ga_HCYNNM6P60, então o GA4 está ativo. O ponto é: se o usuário entra sem UTM e depois navega para uma página com UTM via SPA (sem reload), o GA4 não vai reprocessar automaticamente as UTMs.

O que recomendo verificar:

– Abra o modo Preview do GTM.
– Acesse o site com uma URL contendo UTMs manualmente.
– Verifique se as variáveis URL - utm_source, utm_medium etc. realmente estão preenchidas no painel de variáveis.

Se estiverem vazias, o problema é na URL.
Se estiverem preenchidas, mas não aparecem no GA4 DebugView, então o problema é no envio do evento.

Outro ponto importante: o GA4 já captura UTMs automaticamente. Você não precisa enviar campaign_name, campaign_source etc. manualmente na tag, a menos que esteja fazendo algo muito específico. Inclusive, enviar manualmente pode gerar inconsistência.

Minha suspeita principal pelo que você mostrou é:

Você desativou send_page_view e não criou uma tag separada de page_view vinculada às UTMs.

Se quiser, me confirma:

– Seu site é SPA (React, Vue, etc.)?
– Existe GA4 instalado direto no código além do GTM?

Com isso eu consigo te orientar exatamente onde ajustar.

Olá, Boa tarde! esse site não é meu, estou usando o site do professor, conectei meu GA4 a ele através da URL. acho que o erro está sendo no preview que não estou acessando no GTM com as UTMs junto a URL. Outra fato é que estou usando as tags campaign_name, campaign_source etc, porque to usando o template persist que instala automaticamente na URL essas UTMs.

estou acessando assim

as variaveis de manipulação não estão sendo reconhecidas