Oi, Estudante! Como vai?
Obrigada por compartilhar seu código.
Você estruturou bem o jogo, com for
, Scanner
e Random
, mas ele precisa de alguns ajustes para funcionar conforme o desafio pede. A contagem de tentativas está invertida, e o número aleatório pode começar em 0, enquanto o enunciado fala de 1 a 100.
E, adicionar uma mensagem final caso o número não seja adivinhado, pra deixar o projetinho mais completo.
Veja o código com essas melhorias aplicadas:
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class NumeroAleatorio {
public static void main(String[] args) {
Random random = new Random();
int numeroAleatorio = random.nextInt(100) + 1; // garante número entre 1 e 100
Scanner numero = new Scanner(System.in);
int tentativas = 0;
int chute = 0;
System.out.println("Tente adivinhar um numero entre 1 e 100: ");
while (tentativas < 5) {
chute = numero.nextInt();
tentativas++;
System.out.println("Seu numero e o " + chute);
if (chute == numeroAleatorio) {
System.out.println("Parabens! Voce acertou! O numero aleatorio era " + numeroAleatorio);
break;
} else if (chute > numeroAleatorio) {
System.out.println("Seu numero e maior que o numero aleatorio.");
} else {
System.out.println("Seu numero e menor que o numero aleatorio.");
}
System.out.println("Tentativas restantes: " + (5 - tentativas));
}
if (chute != numeroAleatorio) {
System.out.println("Voce nao acertou o numero em 5 tentativas. O numero era: " + numeroAleatorio);
}
}
}
Esse código mantém a sua estrutura original e adiciona as melhorias necessárias para atender ao desafio.
Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!