Sou bem iniciante na área da programação, então sempre que eu consigo criar uma solução a insegurança bate fazendo eu me perguntar se eu posso melhorar aquilo, então queria saber, tem alguma forma de eu sofisticar mais o meu código nesse exercício (especificamente a parte de limitar o raio)? A forma que foi mostrada na página ficou muito complicada pra mim. (Já testei o código e deu tudo certinho!)
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
var cores = ['blue', 'red', 'green'];
var indiceCorAtual = 0;
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect (0, 0, 600, 400);
var raio = 10
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(evento.shiftKey) {
raio = raio + 10; //aumenta o tamanho do raio
}
if(raio > 40) {
if(evento.shiftKey) {
raio = raio - 10; //anula o aumento do raio, limitando ele
}
}
if(evento.altKey) {
raio = raio - 5; //diminui o tamanho do raio
}
pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
function mudaCor() {
indiceCorAtual++
if (indiceCorAtual >= cores.length){
indiceCorAtual = 0
}
return false;
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>