1
resposta

[Dúvida] Minha lógica está correta?

Sou bem iniciante na área da programação, então sempre que eu consigo criar uma solução a insegurança bate fazendo eu me perguntar se eu posso melhorar aquilo, então queria saber, tem alguma forma de eu sofisticar mais o meu código nesse exercício (especificamente a parte de limitar o raio)? A forma que foi mostrada na página ficou muito complicada pra mim. (Já testei o código e deu tudo certinho!)

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    var cores = ['blue', 'red', 'green'];
    var indiceCorAtual = 0;

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect (0, 0, 600, 400);
    var raio = 10

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(evento.shiftKey) {

            raio = raio + 10; //aumenta o tamanho do raio
        }

        if(raio > 40) {

            if(evento.shiftKey) {

                raio = raio - 10; //anula o aumento do raio, limitando ele
            }
        }

        if(evento.altKey) {

            raio = raio - 5; //diminui o tamanho do raio
        }

        pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {

        indiceCorAtual++
        if (indiceCorAtual >= cores.length){
            indiceCorAtual = 0
        }
        return false;
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
1 resposta

Oi Guilherme

É normal sentir inseguro no início, o importante é você conseguir resolver o problema e entender a lógica.

Com o tempo você vai conseguir evoluir sua lógica.

Parabéns pelo empenho nos estudos!

Continue praticando e qualquer dúvida pode contar com a gente.