Estou com muita dúvida, na criação no jogo do número secreto. Quero saber o que fazer pra rodar ele no meu notebook
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou com muita dúvida, na criação no jogo do número secreto. Quero saber o que fazer pra rodar ele no meu notebook
Oi, Estanislau! Tudo bem?
Inicialmente, dando uma visão geral de como o jogo do número secreto geralmente funciona, a ideia básica é que o computador escolhe um número aleatório e o jogador tenta adivinhar esse número. O jogo pode dar dicas como "o número é maior" ou "o número é menor" até que o jogador acerte.
Aqui está um exemplo simples de como podemos implementar isso em JavaScript:
// Gera um número aleatório entre 1 e 100
const numeroSecreto = Math.floor(Math.random() * 100) + 1;
let tentativa = 0;
function adivinharNumero(chute) {
tentativa++;
if (chute < numeroSecreto) {
console.log("O número secreto é maior!");
} else if (chute > numeroSecreto) {
console.log("O número secreto é menor!");
} else {
console.log(`Parabéns! Você acertou o número secreto em ${tentativa} tentativas.`);
}
}
// Exemplo de uso:
adivinharNumero(50); // Substitua 50 pelo número que você quer chutar
Para rodar esse código no nosso notebook, podemos seguir os seguintes passos:
Instale um editor de texto: Se ainda não tiver, recomendo instalar um editor de texto como o Visual Studio Code (VSCode).
Crie um arquivo HTML: Abra o VSCode e crie um novo arquivo HTML, salvando-o com a extensão .html (por exemplo, index.html) e inclua o código JavaScript dentro de uma tag <script>, da seguinte forma:
<script>
// Gera um número aleatório entre 1 e 100
const numeroSecreto = Math.floor(Math.random() * 100) + 1;
let tentativa = 0;
function adivinharNumero(chute) {
tentativa++;
if (chute < numeroSecreto) {
console.log("O número secreto é maior!");
} else if (chute > numeroSecreto) {
console.log("O número secreto é menor!");
} else {
console.log(`Parabéns! Você acertou o número secreto em ${tentativa} tentativas.`);
}
}
// Exemplo de uso:
adivinharNumero(50); // Substitua 50 pelo número que você quer chutar
</script>
Espero ter ajudado!
Um forte abraço e bons estudos!