1
resposta

[Dúvida] Minha dúvida, é lógica de programação( estou com dúvida no seguinte aspecto, na criação do jogo número secreto)

Estou com muita dúvida, na criação no jogo do número secreto. Quero saber o que fazer pra rodar ele no meu notebook

1 resposta

Oi, Estanislau! Tudo bem?

Inicialmente, dando uma visão geral de como o jogo do número secreto geralmente funciona, a ideia básica é que o computador escolhe um número aleatório e o jogador tenta adivinhar esse número. O jogo pode dar dicas como "o número é maior" ou "o número é menor" até que o jogador acerte.

Aqui está um exemplo simples de como podemos implementar isso em JavaScript:

// Gera um número aleatório entre 1 e 100
const numeroSecreto = Math.floor(Math.random() * 100) + 1;
let tentativa = 0;

function adivinharNumero(chute) {
  tentativa++;
  if (chute < numeroSecreto) {
    console.log("O número secreto é maior!");
  } else if (chute > numeroSecreto) {
    console.log("O número secreto é menor!");
  } else {
    console.log(`Parabéns! Você acertou o número secreto em ${tentativa} tentativas.`);
  }
}

// Exemplo de uso:
adivinharNumero(50); // Substitua 50 pelo número que você quer chutar

Para rodar esse código no nosso notebook, podemos seguir os seguintes passos:

  1. Instale um editor de texto: Se ainda não tiver, recomendo instalar um editor de texto como o Visual Studio Code (VSCode).

  2. Crie um arquivo HTML: Abra o VSCode e crie um novo arquivo HTML, salvando-o com a extensão .html (por exemplo, index.html) e inclua o código JavaScript dentro de uma tag <script>, da seguinte forma:

<script>
// Gera um número aleatório entre 1 e 100
const numeroSecreto = Math.floor(Math.random() * 100) + 1;
let tentativa = 0;

function adivinharNumero(chute) {
  tentativa++;
  if (chute < numeroSecreto) {
    console.log("O número secreto é maior!");
  } else if (chute > numeroSecreto) {
    console.log("O número secreto é menor!");
  } else {
    console.log(`Parabéns! Você acertou o número secreto em ${tentativa} tentativas.`);
  }
}

// Exemplo de uso:
adivinharNumero(50); // Substitua 50 pelo número que você quer chutar
</script>
  1. Salve o arquivo e abra-o com o seu navegador para ver o resultado, podemos fazer isso indo até a pasta onde o arquivo html está salvo no nosso computador e clicando duas vezes.

Espero ter ajudado!

Um forte abraço e bons estudos!