1
resposta

[Dúvida] Minha barra de rolagens do terminal não aparece

Ola!

Fiz algumas buscas incessantes pela internet, mas ainda não consegui resolver esse problema que eu estou tendo com o terminal do ubuntu 22.04.

No meu teriminal, a barra de rolagem não aparece, se eu der ls --Help, não vou conseguir ver todas as opções por conta disso

Teria alguma forma de fazer ela aparecer ?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Você está usando o que aparenta ser o TTY, um emulador de terminal mais "primitivo" que usa o framebuffer diretamente ao invés de expor gráficos à sua tela, e por conta disso o TTY muitas vezes não vai oferecer uma barra de rolagens visível. Tente usar Ctrl + Shift + Cima/Baixo ou SHIFT + PgUp/PgDn.

Caso isso não funcione você tem algumas opções: instalar e tentar aprender a usar o tmux ou screen que implementam a rolagem e diversas outras funções que o TTY não tem; você pode também iniciar uma interface gráfica e abrir um emulador de terminal que possua suporte à função de barra de rolagens; ou uma outra opção, mas que não soluciona o problema, é redirecionar o output do seu comando com ls --help > output && less output, você pode usar Cima/Baixo para navegar e Q para sair.