Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Middleware da nuvem

Olá pessoal tudo bem?

Tenho uma dúvida sobre o middleware(s) que existem e são digamos mostrados naqueles diagramas de nuvem classificando SAAS, PAAS E IAAS, enfim.

No suporte encontramos o middleware em plugins bancários, estou certo? (corrijam-me se eu estiver errado), e
existem também alguns governamentais como o ReceitaNET e o SefazNet, e etc e além...Beleza...

Aqui vou deixar uma observação que também compreendo o que é o runtime (bibliotecas de programação).

Minha dúvida é na nuvem...Aquele middleware que aparece no diagrama de classificação de serviços da nuvem, aquele diagrama sanduíche que mostra as camadas, que também é geral (SAAS, PAAS, IAAS,...).

Esse middleware que tem ali, também são plugins que instalamos no computador e fazem sua digamos "interface" (programação) com a nuvem?, fazendo assim uma "ligação híbrida" ou uma "ponte" do local com a nuvem?

Vou aqui citar o Azure ARC (na verdade não sei se ele é um middleware ou se é um servidor de fato com ligação híbrida), mas peço que citem outros exemplos por favor (talvez mais corretos do que esse...rs), e dêem uma explicaçãozinha sobre o middleware da nuvem mais abragente...porque eu não entendi ainda muito bem como isso se aplica na nuvem, entenderam?

2 respostas
solução!

Olá, estudante, como vai?

No contexto da nuvem, especialmente naquele diagrama em camadas que divide IaaS, PaaS e SaaS, o termo middleware assume um papel diferente dos plugins locais como ReceitaNET ou componentes bancários de desktop. Na arquitetura de nuvem, o middleware não é um software instalado no computador do usuário para fazer a ponte com a nuvem, mas sim uma camada de software que fica hospedada na própria infraestrutura e roda entre o sistema operacional e as aplicações finais. Ele funciona como uma cola invisível no lado do servidor, gerenciando comunicação entre serviços, autenticação, filas de mensagens, gerenciamento de dados e APIs, permitindo que diferentes sistemas distribuídos conversem entre si de forma transparente sem que o desenvolvedor precise reescrever essa lógica do zero.

Quando analisamos os modelos de serviço, a camada de middleware fica sob responsabilidade do provedor no modelo PaaS e SaaS, enquanto no IaaS cabe a você gerenciar essa camada juntamente com o sistema operacional e o runtime. O Azure Arc que você citou atua mais no plano de controle híbrido e multicloud do que como um middleware tradicional, enquanto exemplos mais precisos de middlewares de nuvem incluem serviços de mensageria como o Azure Service Bus ou AWS SQS, gerenciadores de API como o Apigee ou Azure API Management, e brokers de integração como o Apache Kafka. Esses serviços rodam na nuvem e garantem que dados e requisições fluam com segurança e alta disponibilidade entre microsserviços e bancos de dados, sem depender de nenhuma instalação local na maquina do cliente.

Caso surja qualquer outra dúvida, lembre-se de que o fórum está totalmente à sua disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Opa, grande explicação, não sabia que aqueles "Azure Service Bus ou AWS SQS" eram middlewares da nuvem, já tinha estudado um pouquinho sobre esses serviços de mensageria interna da nuvem, mas não sabia que eles eram middleware, po então eles basicamente conectam hardware com software e talvez até software com software quando se fala entre comunicação entre sistemas (foi o que eu entendi). Ok show de bola, obrigado pela explicação.