Bom dia pessoal
Fiz os cursos relativos a Arquitetura e me surgiu uma dúvida, mas por favor sou iniciante:
Então eu posso dizer que um microsserviço é um micronegocio transformado em uma API a ser comsumido, seria isso mesmo meu pensamento?
Bom dia pessoal
Fiz os cursos relativos a Arquitetura e me surgiu uma dúvida, mas por favor sou iniciante:
Então eu posso dizer que um microsserviço é um micronegocio transformado em uma API a ser comsumido, seria isso mesmo meu pensamento?
Olá Jose, tudo bem?
Sua pergunta é muito interessante e pode gerar algumas dúvidas mesmo. A resposta é que um microsserviço é uma abordagem arquitetural que tem como objetivo dividir uma aplicação em serviços menores e independentes, cada um com sua própria responsabilidade e funcionalidade específica.
Microsserviços são uma abordagem de arquitetura de software que divide uma aplicação em pequenas partes independentes, cada uma com sua própria responsabilidade e cada uma capaz de operar de forma autônoma.
É possível dizer que um microsserviço pode ser uma representação de uma parte de um negócio, e é comum que esses microsserviços sejam expostos como APIs para que outros serviços ou aplicações possam interagir com eles.
No entanto, é importante notar que "micronegócio" não é um termo padrão no campo da arquitetura de software. O que é comum é pensar em microsserviços como correspondendo a "domínios de negócio" ou "contextos limitados" no sentido do Domain-Driven Design (DDD). Esses domínios de negócio são áreas específicas de especialização ou foco dentro de uma empresa ou organização.
Por exemplo, em uma empresa de comércio eletrônico, você pode ter microsserviços para gerenciar coisas como processamento de pedidos, gerenciamento de inventário, logística, atendimento ao cliente, etc. Cada um desses microsserviços pode ter sua própria API, através da qual eles interagem com outros microsserviços ou com aplicações de usuário final.
Então, em resumo, sua ideia está no caminho certo, mas eu apenas esclareceria que microsserviços geralmente correspondem a domínios de negócio ou contextos limitados, e são frequentemente (mas nem sempre) expostos como APIs.
Já uma API é uma interface de programação que permite a comunicação entre diferentes sistemas, permitindo a troca de informações e dados.
Sendo assim, podemos dizer que um microsserviço pode ser exposto como uma API para que outros sistemas possam consumir suas funcionalidades. Porém, nem toda API é um microsserviço, já que uma API pode ser apenas uma interface para acessar um serviço ou conjunto de serviços.
Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida. Se ainda tiver alguma pergunta, é só falar! Bons estudos!