1
resposta

[Dúvida] meu vs code não está se conectando ao wsl

estou realizando as aulas e segui todas as configurações para configuração do ambiente python no vs code, porém de acordo com a aula era para meu vs code está dessa forma:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade , porém ele está desse jeito:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade. Não sei se isso interfere muito no curso mas também não consegui resolver sozinho então resolvi perguntar

1 resposta

Olá, Pedro. Tudo bem?

Para identificar a causa do problema e conseguir resolvê-lo, sugiro realizar as seguintes verificações:

1. Confirme se o WSL está instalado e ativo corretamente
    Abra o PowerShell ou o Prompt de Comando e execute:

wsl --list --verbose

Verifique se a distribuição Ubuntu aparece na lista e se está em execução. Se não, faça a instalação, seguindo os passos dessa atividade Preparando o ambiente: instalando e configurando o WSL2

1. Abra o VS Code a partir do ambiente WSL
    No terminal do WSL, navegue até a pasta do seu projeto utilizando o comando cd. Por exemplo, se a pasta se chama pipeline_dados:

cd pipeline_dados

Em seguida, ative o ambiente virtual:

source venv/bin/activate

Após a ativação, o nome do ambiente (geralmente (venv)) deve aparecer no início da linha do terminal. Com o ambiente ativo, execute:

code .

Isso fará com que o VS Code seja aberto já conectado ao WSL e ao diretório correto.

Caso a conexão com o WSL ainda não apareça no rodapé do VS Code, verifique se a extensão Remote - WSL está instalada e habilitada. Deixo um tópico do fórum que pode ajudar nesse processo:

[Dúvida] Olá, após executar o comando no WSL 'code .', abre o VS Code, porém não aparece a conexão com o WSL no rodapé como o do instrutor.

Se continuar com dificuldades, pode compartilhar o que aparece no seu terminal após esses comandos para analisarmos juntos.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!