1
resposta

[Dúvida] Meu gráfico ficou diferente

Boa noite, pessoal!

Estou na aula "percentual dos tipos de imóveis" e ao plotar o gráfico, reparei que o meu imprimiu diferente. Não aparece a legenda de que as barras são referentes a 'Tipo' e sai todo bagunçado. Não consegui identificar o porquê e vim pedir ajuda, por favor. Ah, só a cor que quis colocar rosa só para testar mesmo.

df_percentual_tipo = df.Tipo.value_counts(normalize=True).to_frame().sort_values('Tipo')

df_percentual_tipo.plot(kind='bar', figsize=(14, 10), color='pink',
                   xlabel = 'Tipos', ylabel = 'Percentual');

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Paula, tudo bem?

Esse problema está relacionado à atualização da biblioteca Pandas, que agora nomeia automaticamente a coluna de valores proporcionais como proportion. Isso pode estar afetando a forma como você está ordenando e plotando os dados.

Você terá que ajustar o código para:

df_percentual_tipo = df['Tipo'].value_counts(normalize=True).to_frame(name='proportion').sort_values('proportion')

df_percentual_tipo.plot(kind='bar', figsize=(14, 10), color='pink',
                        xlabel='Tipos', ylabel='Percentual');

A principal mudança é a inclusão do parâmetro name='proportion' dentro do método to_frame(), que garante que a coluna tenha o nome correto para a ordenação. Na transcrição da aula, você encontra uma nota informando essa mudança.

Destaco também que será necessário reiniciar o Notebook, seguindo estes passos:

1. No menu de ferramentas do Google Colaboratory, clicar em "Ambientes de execução";

2. Selecionar a opção "Reiniciar sessão e executar tudo".

Para realizar essas etapas, você pode acompanhar a imagem abaixo:

Reiniciar sessão e executar tudo, no Google Colaboratory

Espero que isso resolva o problema do gráfico.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado