1
resposta

[Dúvida] Meu CMD aparenta não detectar arquivos criados manualmente

Bom dia , há tempos venho tentando usar o comando tar no meu cmd e não consigo , mesmo estando no repositório certo , os arquivos não são detectados , a mensagem que recebo é "não pôde visitar o diretório : não existe esse arquivo ou diretório" o tar está instalado em meu cmd , posso acessar até a versão , os outros comandos como bat,tree , help funcionam. Após fazer inumeras tentativas estou pensando que pode ser algum erro no cmd ou no explorer de arquivos....Alguém sabe o que pode ser ?

1 resposta

Bom dia, Manoel!

Entendo a sua frustração com o comando tar no CMD. Vamos tentar resolver isso juntos! A mensagem de erro que você está recebendo, "não pôde visitar o diretório: não existe esse arquivo ou diretório", sugere que o CMD não está encontrando os arquivos que você quer compactar. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

1. Verifique o Diretório Atual: Certifique-se de que você está realmente no diretório onde os arquivos estão localizados. Você pode usar o comando cd para navegar até o diretório correto. Por exemplo, se os arquivos estão na área de trabalho, você pode usar:

cd Desktop

2. Listar Arquivos no Diretório: Use o comando dir para listar os arquivos no diretório atual e verificar se os arquivos que você quer compactar estão lá.

dir

3. Verifique os Nomes dos Arquivos: Certifique-se de que os nomes dos arquivos estão corretos. Nomes de arquivos são sensíveis a maiúsculas e minúsculas, então NF001.xml é diferente de nf001.xml.

4. Permissões de Arquivo: Verifique se você tem as permissões necessárias para acessar e modificar esses arquivos. Às vezes, permissões inadequadas podem impedir o acesso.

5. Caminho Completo: Tente usar o caminho completo dos arquivos no comando tar. Isso pode ajudar se houver algum problema com o caminho relativo. Por exemplo:

tar -cf notas.zip C:\Users\SeuUsuario\Desktop\NF001.xml C:\Users\SeuUsuario\Desktop\NF002.xml

6. Verifique a Instalação do tar: Embora você tenha mencionado que o tar está instalado, pode ser útil verificar se ele está funcionando corretamente com outros arquivos ou diretórios.

Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema. Bons estudos!