Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Meu ator e meu carro não andam, mesmo estando com a função codada certinha.

Após o instrutor separar o codigo para arquivos,as funções do ator e do carro pararam de funcionar, estão paralisados. Poderiam me auxiliar? Segue codigo do ator: Insira aqui a descrição dessa magem para ajudar na acessibilidade

Segue codigo do carro: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Olá Debora, tudo bem?

Parece que está tudo certo com os códigos que você compartilhou.

É possível que haja algum problema na conexão entre os códigos na página HTML. É necessário que todos os arquivos estejam integrados para que eles possam rodar corretamente.

Na parte esquerda da tela, onde ficam as pastas e os arquivos, procure o arquivo index.html. Abra e scrolle para baixo, onde você encontrará as tags <body>. Esse trecho de código deve estar assim, referenciando corretamente cada nome de arquivo do seu projeto:

<body>
    <main>
    </main>
    <script src="sketch.js"></script>
     <script src="imagens.js"></script>
    <script src="ator.js"></script>
    <script src="carro.js"></script>
     <script src="p5.collide2d.js"></script>
  </body>
</html>

Debora, caso não dê certo, peço que compartilhe seu código comigo para que eu possa explorar.

Para realizar o compartilhamento, podemos seguir os passos abaixo:

• Localizar a barra superior com os itens “File”, “Edit”, “Sketch”, e “Help” (em Português, as opções seriam: “Arquivo”, “Editar”, “Esboço” e “Ajuda”, respectivamente);
  • Clicar em “File”;
  • Selecionar a opção “Share” ou “Compartilhar”;
  • Copiar o link da terceira opção da lista (de cima para baixo);
  • Colá-lo em seu tópico do fórum.

Aguardo seu retorno! Espero que dê tudo certo.

Forte abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oii Larissa. Tudo bemm e voce??

Segue link: https://editor.p5js.org/sousadebora13814/sketches/lSeurUr8L

solução!

Oi Debora! Eu estou bem também :)

Vamos lá:

No arquivo index.html, dentro da tag <body>, altere a linha que faz conexão com o arquivo do ator. O nome do seu arquivo, como é possível conferir na lista do lado esquerdo da tela, é ator-1.js. É importante que o nome esteja idêntico. Deve ficar assim:

<script src="ator-1.js"></script>

Agora, vá até o arquivo imagens.js e remova a função draw(). Essa é a mesma função que está no arquivo principal, o sketch.js! Como ela está repetida, o jogo travou. Além disso, as imagens do carro e da vaquinha já estão sendo construídas em suas respectivas funções, em outros arquivos.

Caso você prefira comentar a função antes de apagar tudo, por garantia, é possível comentar o bloco de código o deixando entre os símbolos /* e */, assim:

let imagemDaEstrada;
let imagemDoAtor;
let imagemCarro;

function preload(){
  imagemDaEstrada = loadImage ("imagens/estrada.png");
  imagemDoAtor = loadImage ("imagens/ator-1.png");
  imagemCarro = loadImage ("imagens/carro-1.png")
}

/*
function draw() {
    background(imagemDaEstrada);
    image(imagemDoAtor, 100, 366, 30, 30);
    image(imagemCarro, 420, 40, 50, 40)
}
*/

Agora seu jogo deve voltar a funcionar normalmente, Debora! Se precisar de mais alguma ajuda, me conta. Estou à disposição.

Abração.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!