1
resposta

[Dúvida] Meu adobe XD é bloqueado para a função nuvem e compartilhamento (gerar link), como faço pra compartilhar o handoff?

Boa tarde (; Tô passando por um dificuldade para compartilhar o handoff de UX com os desenvolvedores, a empresa que trabalho passou por algumas mudanças relacionadas a segurança da informação (trabalho em projetos confidenciais), e não podemos mais usar o figma e o nosso Adobe XD é limitado, a função de compartilhamento foi bloqueada e não podemos mais gerar link.

A solução que encontrei até o momento é usar um plugin chamado "Inker8" que gera um arquivo index.html com algumas informação da tela mas já encontrei alguns erros de exportação e ele não supri completamente a necessidade dos devs. Estou reunindo todas as informações relacionadas ao design na wiki, que foi a forma que encontrei de ficar acessível a todos do projeto. Testei usar o plugin do Zeplin indicado no curso mas também é bloqueado no meu mac :(

Então estou fazendo melhorias na style guide, colocando mais detalhes e informações, inserindo todos os espaçamentos manualmente, principalmente onde tem datatable, mas isso tá me gerando um trabalhãaao e as entregas estão demandando muito mais tempo. E é um projeto novo com muitas telas e possíveis ajustes/ alterações.

Queria saber se vocês já passaram por algo parecido, e qual seria a melhor forma de deixar o handoff acessível a todos os devs? Sou designer de produto e trabalho com desenvolvedores de diferentes nacionalidades e que estão em países diferentes.

1 resposta

E aí Barbara, como você está?

Pra ser sincero, nunca passei por esse tipo de problema, mas sei como você se sente, porque o handoff de fato era pra ser algo simples, e extremamente fácil com as ferramentas atuais.

Uma possível solução que eu posso te trazer, já que o Zeplin não funciona pra ti, é tentar utilizar o Avocode. Dentre as várias funções dele, uma delas é de pegar as especificações de um projeto, e eles aceitam o Adobe XD.

Se não funcionar isso, existe outro que você pode tentar, que é o zeroheight. Ele serve para documentar design systems, e uma das coisas que ele permite é adicionar componentes na documentação para permitir que devs possam ver as especificações por ali mesmo. Como você quer que isso seja não só para componentes, mas para páginas inteiras, você pode fazer a "gambiarra" de transformar cada página num componente, só para conseguir permitir especificar.