Olá, Robson, tudo bem?
Na verdade, ordem da cardinalidade da entidade mostrada em aula é colocada junto a outra entidade com que faz relação. No nosso mini-mundo, a cardinalidade de Cliente
ficará próxima da entidade "Pedido
". E sim, como você mencionou a cardinalidade completa (mínima, máxima) ambos os valores ficará do "outro lado".
Vamos analisar as cardinalidades em questão:
Cliente faz quantos pedidos no mínimo? Imagine, que você tenha feito um cadastro em um site de e-commerce, ao realizar o cadastro, os seus dados são armazenados no banco de dados. Há o registro de "Robson" como cliente. Mas isso não implica que necessariamente você tenha feito um pedido, você pode ter feito um cadastro e não tenha feito nenhum pedido. Portanto, a cardinalidade mínima é 0.
A cardinalidade máxima será N, pois você pode fazer vários pedidos nesse site.
Agora vamos analisar a cardinalidade de Pedidos.
Podemos ter um pedido sendo feito por nenhuma pessoa cliente? Não. Portanto, colocamos 1.
Já o pedido pode ser feito por duas pessoas? Não. Normalmente ao fazer uma compra em um site, o pedido é exclusivamente seu. Portanto, a cardinalidade máxima será 1.
No entanto, destaco que essa ordem seguida em aula: entidade, verbo do relacionamento e depois a cardinalidade —, é a mais utilizada. No entanto, também há literaturas que invertem essa ordem. Essa informação foi deixada em uma nota na transcrição da aula, você poderá acessar aqui.
Espero ter esclarecido a dúvida.
Qualquer pergunta, fico à disposição.
Abraços e até mais!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!