1
resposta

[Dúvida] Método x get/set

Boa noite, tudo bem? Estou tendo uma certa dificuldade pra entender o funcionamento e uso do get/set. Pelo que entendi, ele trabalha como um método, mais especificamente na aula de Getters e Setters é usado o get para uma consulta de saldo (pelo que entendi), minha dúvida é: qual seria a diferença de usar um método que retornasse um "system out print" de um "get"?

1 resposta

Olá Paulo, tudo bem?

Um método que retorna um "system out print" não é o mesmo que um getter. O getter é um método que retorna o valor de um atributo privado de uma classe, permitindo que outras classes acessem esse valor sem precisar modificar diretamente o atributo. Já o "system out print" é uma função que imprime uma mensagem na saída padrão do sistema.

Por exemplo, suponha que você tenha uma classe chamada ContaBancaria com um atributo privado "saldo". Se você quiser acessar o valor desse atributo em outra classe, você pode criar um getter na classe ContaBancaria que retorne o valor do saldo. Dessa forma, você pode acessar o saldo sem precisar modificar diretamente o atributo.

Já se você criar um método que imprima o valor do saldo usando "system out print", você não estará retornando o valor do atributo, mas sim imprimindo-o na saída padrão. Isso pode ser útil em algumas situações, mas não é a mesma coisa que um getter.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida! Se tiver mais perguntas, é só perguntar. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software