Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Mensagem de erro após tag <?php em exercício

Na atividade 04 Exibindo Texto, da formação de php há a seguinte questão:

Considere o seguinte trecho de código em PHP:

<?php

“Olá, meu nome é Alura!”;

E, dentre as opções dadas a opção certa foi considerada a letra D - Nada será exibido no terminal ao executar o código.

Porém, fui testar e no meu terminal deu erro e no VSCode também:

mensagem de erro VSCode

Sendo assim, a opção certa não seria letra B - "Uma mensagem de erro será exibida porque o código está errado" ?

3 respostas

Não sei se pergunta apareceu corretamente, então vou fazer de novo, pois meus prints não estão aparecendo.

Na atividade 04 Exibindo Texto, da formação de PHP há a seguinte questão:

Considere o seguinte trecho de código em PHP:

<?php

E, dentre as opções dadas a opção certa foi considerada a letra D - Nada será exibido no terminal ao executar o código.

Porém, fui testar e no meu terminal deu erro e no VSCode também:

- Erro no terminal:
php-estudos % php ola.php
PHP Parse error:  syntax error in /Users/rodrigo/projetos/php-estudos/ola.php on line 3

- Erro no VSCode:
syntax error Ln3, Col1

Sendo assim a resposta correta não seria letra B - "Uma mensagem de erro será exibida porque o código está errado" ?

Pois se estou usando a tag <?php e ponto e vírgula após uma cadeia de caracteres entre aspas, então há erro de código, tanto que apareceu no meu terminal e no meu VSCode.

Diferente do que foi dado na aula pelo instrutor quando ele apenas digitou "Olá mundo" sem nenhuma tag <php, apenas o texto cru.

Fico no aguardo.

solução!

Olá Marcela.

Tudo bem?

O código fornecido é:

<?php

A resposta correta para a questão é a letra D - "Nada será exibido no terminal ao executar o código". Isso porque, mesmo que o código esteja incorreto, ele não está configurado para exibir nada no terminal.

No entanto, você está correta em notar que o código contém um erro de sintaxe. O problema está nas aspas utilizadas para a string. Em PHP, as aspas corretas para strings são as aspas duplas (") ou simples ('). No código fornecido, foram usadas aspas curvas (“ e ”), que não são reconhecidas pelo PHP.

O código correto seria:

<?php

echo "Olá, meu nome é Alura!";

Com essa correção, a mensagem "Olá, meu nome é Alura!" será exibida no terminal.

Portanto, a resposta D está correta no contexto da questão, pois o código fornecido não exibe nada no terminal. No entanto, se o código fosse corrigido para usar as aspas corretas e incluir o comando echo, a resposta seria diferente.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá, Renan! O problema estava nas aspas mesmo. Que loucura essa diferença de aspas, não tinha notado. Obrigada!