Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Melhor SGBDR

Olá, tudo bem? Então, tenho uma dúvida grande sobre qual melhor SGBD para uma pessoa que quer seguir na carreira de dev Java, minha vontade é o postgree e queria a opinião de alguém mais especializado

2 respostas
solução!

Olá, Gabriel! Como vai?

De fato o PostgreSQL é uma excelente escolha, compatível com frameworks amplamente utilizados no ecossistema Java, como Spring Boot, Hibernate e JPA. Além disso, é um banco de dados open source e robusto, muito usado no mercado (tanto por grandes empresas quanto por startups).

Embora o MySQL e MariaDB também sejam bastante comuns em aplicações Java, especialmente em projetos mais antigos, o PostgreSQL se destaca por sua modernidade e comunidade ativa.

Uma outra boa opção é o Oracle, que é dominante em grandes corporações (Bradesco, por exemplo). Ainda que possua uma licença paga, ele dispõe da versão free XE.

Em suma, não existe uma resposta absoluta. Mas vou deixar duas dicas aqui:

• Pesquise as empresas que você gostaria de atuar para saber qual SGBD elas usam.
  • Invista tempo em aprender SQL avançado, uma habilidade que é adaptável e não depende de um SGBD específico.

Dica extra: Temos uma comunidade no Discord que também pode opinar sobre esse assunto, fique à vontade para interagir com a galera e pedir sugestões por lá!

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Muito obrigado! Irei dar uma pesquisada mas realmente já estou planejando seguir com Postgree