1
resposta

[Dúvida] Melhor plataforma para deploy de aplicações php

Olá, gostaria de ajuda quanto a algumas duvidas com plataforma cloud.

Sobre uma VPS ou Cloud qual seria o melhor para que eu pudesse estar seguindo e qual a melhor trilha para conseguir fazer o deploy e monitoramento das aplicações?

Atualmente trabalhamos com laravel, estamos passando a implementar React, mas teremos algumas aplicações com python tambem, então gostaria da ajuda de vocês que são mais experientes para que eu consiga ter uma infraestrutura pronta para receber essas aplicações.

Claro, garantindo o melhor custo beneficio sem comprometer na integridade das minhas aplicações.

1 resposta

Olá Murilo.

Tudo bem?

Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida. Valeu :)

Escolher a melhor plataforma para o deploy de aplicações PHP pode depender de vários fatores, como o tamanho do projeto, o tráfego esperado e o orçamento disponível. No entanto, posso te dar algumas sugestões que podem te ajudar nessa decisão.

Se você está buscando uma solução mais flexível e personalizável, uma VPS (Virtual Private Server) pode ser uma boa opção. Com uma VPS, você tem controle total sobre o ambiente de hospedagem e pode configurá-lo de acordo com suas necessidades específicas. Além disso, você pode escolher o sistema operacional, instalar as bibliotecas e extensões necessárias, e ter acesso root ao servidor.

Por outro lado, se você está buscando uma solução mais escalável e fácil de gerenciar, uma plataforma de Cloud pode ser mais adequada. Existem várias opções de provedores de Cloud, como AWS, Google Cloud e Azure, que oferecem serviços específicos para hospedar aplicações PHP. Essas plataformas geralmente fornecem recursos de escalabilidade automática, balanceamento de carga e gerenciamento simplificado, o que pode facilitar o processo de deploy e monitoramento das suas aplicações.

No caso do Laravel e React, você pode aproveitar as facilidades oferecidas por plataformas como o Heroku ou o Netlify, que são especializadas em hospedar aplicações web e oferecem integração direta com essas tecnologias.

Já para as aplicações em Python, você pode considerar o uso do AWS Elastic Beanstalk, que é uma plataforma que facilita o deploy, gerenciamento e escalabilidade de aplicações em várias linguagens, incluindo Python.

Em relação ao custo-benefício, é importante avaliar os preços e recursos oferecidos por cada plataforma. Algumas oferecem planos gratuitos ou com preços acessíveis para startups e projetos menores, enquanto outras são mais voltadas para empresas de grande porte.

Lembre-se de considerar também a integridade das suas aplicações. Verifique a reputação e a confiabilidade dos provedores de hospedagem, leia avaliações de outros usuários e verifique se eles oferecem suporte técnico adequado.

Espero que essas informações te ajudem a tomar uma decisão mais informada. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer! Espero ter ajudado e bons estudos!