1
resposta

[Dúvida] MEDIDAS DE FILTRO

Pessoal, bom dia!

Estou montando um dashboard e preciso filtrar alguns EVENTOS. Por exemplo, eu tenho processos que são identificados por "PJ", desses PJ's eu quero fazer o filtro de quantos deles possuem determinados eventos, totalizando 5 e, cada um deles representa uma etapa. Fiz uma medida da seguinte forma: SUMX( VALUES(Eventos[PJ]), IF( CALCULATE(COUNTROWS(Eventos),Eventos[Descrição do Evento] = "Apto - Inicial a fazer"), 1, "Outro evento" ) ) Está dando certo, me retorna o número exclusivo de PJ's que possuem esse evento, porém, quando filtro por outros eventos, ele continua contabilizando. Ou seja, a parte de retornar outro valor caso falso no "IF" não está contabilizando. Como corrijo isso? Segue print para esclarecimento Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá! Parece que você está enfrentando um problema ao filtrar eventos em seu dashboard e obter a contagem correta de PJ's com base nesses eventos. O problema pode estar relacionado ao uso incorreto da função IF na medida que você criou.

Aqui estão algumas sugestões para corrigir o problema:

Verifique se a coluna "Descrição do Evento" em sua tabela "Eventos" está corretamente relacionada aos eventos que você deseja filtrar. Certifique-se de que os valores na coluna correspondam exatamente aos eventos que você está usando na medida.

Em vez de usar o valor "Outro evento" como resultado falso na função IF, você pode usar BLANK() para retornar um valor em branco quando o evento não corresponder à condição. Isso garantirá que a contagem não seja afetada por outros eventos.

Aqui está um exemplo de medida que você pode tentar:

Contagem de Eventos = 
    CALCULATE(
        DISTINCTCOUNT(Eventos[PJ]),
        Eventos[Descrição do Evento] = "Apto - Inicial a fazer"
    )

Essa medida usa a função CALCULATE juntamente com DISTINCTCOUNT para contar exclusivamente os PJ's que possuem o evento "Apto - Inicial a fazer". Dessa forma, quando você filtrar por outros eventos, apenas os PJ's com esse evento serão contabilizados.

Lembre-se de adaptar a medida de acordo com a estrutura do seu modelo de dados e com os nomes das colunas em sua tabela.

Espero que isso ajude a corrigir o problema e obtenha os resultados desejados no seu dashboard. Se você tiver mais dúvidas, por favor, avise-me!