Oii, Jeferson! Tudo bem?
Agradeço por aguardar o nosso retorno.
Suponhamos que você tenha um supermercado e tem uma tabela com as vendas (quantidade de cada item vendido) e outra tabela com os produtos (código do produto, preço unitário e custo unitário). O Power Pivot é um funcionário que sabe que para calcular o custo total das vendas, precisa relacionar a quantidade vendida de cada item com o custo unitário desse item, e não com o preço de venda.
O Power Pivot entende a relação entre as tabelas e, ao ver que você está criando uma medida na tabela de vendas, prioriza as colunas que fazem sentido dentro desse contexto. Ele entende que você provavelmente quer calcular o custo total, e não o valor total de venda, porque estamos trabalhando com a tabela de entradas (compras), que naturalmente se relaciona com o custo dos produtos.
Por isso, ele sugere [Soma de Custo Unitário]
e não [Preço Unitário]
. O achar a medida é uma indução feita por ele baseada na relação entre as tabelas e no contexto da sua ação.
Espero ter ajudado. Conte sempre conosco durante os seus estudos.
Até mais!