Gente, minha média deu outro valor: 9.766666666666667
media = (lista[1] + lista[2] + lista[3])/3 media
Na saída: 9.766666666666667
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gente, minha média deu outro valor: 9.766666666666667
media = (lista[1] + lista[2] + lista[3])/3 media
Na saída: 9.766666666666667
O calculo do ponto de vista matemático está correto, porém existem alguns pontos de atenção.
Quando trabalhamos com listas o primeiro elemento da lista, o index, começa em zero. Portanto para acessar o primeiro item de uma lista é necessário fazer isso: lista[0]. Se a sua lista possui itens até o índice 3 você tem (0, 1, 2, 3) 4 itens dentro da sua lista, isso impacta seu calculo de média, a não ser que isso seja proposital.
A função len retorna o número total de elementos de uma lista, sugiro utilizar ele ao invés de um número fixo e corrigir os itens indexados.
Sobre o numero final sair com muitas casas decimais o mesmo pode ser resolvido com uma formatação no print.
Alguns exemplos abaixo:
Para saber mais pesquise sobre formas de formatação numérica com python.
Você também pode arredondar números com a funcão round, ela é nativa do python assim como a função len.
Pesquise sobre ela com IA e faça testes no google colab :)
round(valor que quero arredondar, quantas casas decimais quero ver) -> round(4.78999999, 2)
valeuss.