Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida: Média dos Desvios ABS

Na aula o professor dá a entender que não faz diferença selecionar todos os dados ou apenas os que têm resultado diferente de 0, porém testando os resultados, eles não batem, segue imagem:

média dos desvios abs

Selecionando todos os dados eu obtenho um resultado de 35 e selecionando apenas os resultados com valor diferente de 0, eu obtenho um resultado de 178.

Pela tabela e pelo gráfico, a previsão faz mais sentido se selecionarmos apenas os dados com valores diferentes de 0, já que apresentam um maior desvio, segue imagens:

diferença entre o valor dado e a previsão, pela tabeladiferença entre o valor dado e a previsão, pelo gráfico

Gostaria de entender melhor, por favor.

1 resposta
solução!

Olá Filipe!

Tudo bem?

Realmente, como no vídeo, nós temos que incluir os valores que estão com 0 como resultado. Veja, há uma diferença entre o número 0 e não termos valor nenhum. Caso não houvesse valor nós não teríamos que incluí-los no cálculo; mas como o 0 é um número, que vem do resultado da subtração das outras duas colunas, temos que incluí-los no cálculo da média. Como você mesmo observou isso dá diferença no resultado final.

A diferença no gráfico se dá nos pontos que nosso modelo se afasta um pouco dos resultados iniciais, e isso acontece mesmo.

Espero que o curso esteja acrescentando pra você.

Qualquer coisa estou por aqui.

Abraços!