6
respostas

[Dúvida] Me ajudem, por favor..

Pessoal, estou começando o treinamento de pdo php, mas logo no começo me deparei com o seguinte erro ao tentar carregar o código:

<?php
$pdo = new PDO('sqlite:banco.sqlite');
echo 'Conectei';

Erro:

C:\Users\glace\Downloads\php-8.2.2-nts-Win32-vs16-x64\php.exe C:\Users\glace\Documents\conexao.php
PHP Warning:  PHP Startup: Unable to load dynamic library 'pdo_sqlite' (tried: C:\php\ext\pdo_sqlite (Não foi possível encontrar o módulo especificado), C:\php\ext\php_pdo_sqlite.dll (Não foi possível encontrar o módulo especificado)) in Unknown on line 0
PHP Fatal error:  Uncaught PDOException: could not find driver in C:\Users\glace\Documents\conexao.php:3
Stack trace:
#0 C:\Users\glace\Documents\conexao.php(3): PDO->__construct('sqlite:banco.sq...')
#1 {main}
  thrown in C:\Users\glace\Documents\conexao.php on line 3

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'pdo_sqlite' (tried: C:\php\ext\pdo_sqlite (Não foi possível encontrar o módulo especificado), C:\php\ext\php_pdo_sqlite.dll (Não foi possível encontrar o módulo especificado)) in Unknown on line 0

Fatal error: Uncaught PDOException: could not find driver in C:\Users\glace\Documents\conexao.php:3
Stack trace:
#0 C:\Users\glace\Documents\conexao.php(3): PDO->__construct('sqlite:banco.sq...')
#1 {main}
  thrown in C:\Users\glace\Documents\conexao.php on line 3

Process finished with exit code 255
6 respostas

Olá Samuel! Tudo bem?

O erro que você está recebendo indica que o driver PDO para SQLite não está sendo carregado corretamente.

Uma possível solução para esse problema é habilitar o driver PDO SQLite no seu ambiente PHP. Para fazer isso, você precisa editar o arquivo php.ini e descomentar a linha referente ao driver pdo_sqlite.

Você pode seguir os passos abaixo para habilitar o driver PDO SQLite:

1. Localize o arquivo php.ini no seu ambiente PHP. Geralmente, ele está localizado na pasta de instalação do PHP.
  2. Abra o arquivo php.ini em um editor de texto.
  3. Procure pela linha que contém ";extension=pdo_sqlite" (sem as aspas) e remova o ponto e vírgula no início da linha para descomentá-la.
  4. Salve o arquivo php.ini e reinicie o servidor web ou o ambiente de desenvolvimento PHP.

Após seguir esses passos, o driver PDO SQLite deverá ser carregado corretamente e o erro que você está enfrentando deve ser resolvido.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Boa noite..

Fiz esse processo, esta sem o ponto e virgula no começo, mas da o mesmo erro, teria outra solução?

Samuel,

Tenta essa solução: Erro na instalação do composer

Samuel, abra o seu terminal, e digite o comando:

php -m

Este comando vai listar todas as bibliotecas ativas. Dessa forma, você consegue saber se conseguiu habilitar com êxito.

Verifique se você está alterando o php.ini correto, rode o comando:

php --ini

Em Loaded Configuration File: será mostrado onde este arquivo se encontra. Se aparecer none invés do caminho onde está localizado. Significa que o PHP não conseguiu reconhecer o arquivo.

Solução: Verifique se o arquivo php.ini está salvo exatamente com este nome, há casos onde ele pode está salvo php.ini.ini porque a extensão está oculta no Sistema Operacional.

Veja se resolve agora, qualquer coisa estou a disposição :)

Deu certo pessoal, obrigado pela ajuda!!

Pessoal, deu outro erro, estou quebrando a cabeça e não consegui resolver, quando vou rodar o código aparece a seguinte tela Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade