O código é esse:
<meta charset="UTF-8">
<html><head><style>body {background-color: rgba(0, 0, 0, 0.866);color: rgb(171, 171, 158);}</style></head></html>
<h1>Associando scripts a Campos e formulários - Jogo de Advinhação Melhorado</h1><br>
<a1><script>maxTentativas = 5; document.write(`Tente advinhar um número de 1 a 99, em ${maxTentativas} tentativas`);</script></a1><br>
<input/><button>Compare com o meu segredo</button>
<script>
var segredo = (Math.random() *100).toFixed(0);
document.write(segredo);
tentativas = 1;
var button = document.querySelector("button");
var input = document.querySelector("input");
input = parseInt(input.value);
button.onclick = verifica;
function verifica() {
if (tentativas <= maxTentativas) {
var input = document.querySelector("input");
input = parseInt(input.value);
if (input == segredo) {
document.write("Parabéns! Você acertou! Recarregue a página se desejar jogar novamente!");
} if(tentativas <= (maxTentativas - 1)) {
if(input > segredo){
alert(`Tente de novo, o número que você escolheu é maior que o número que eu Escolhi!`);
}
if(input < segredo){
alert(`Tente de novo, o número que você escolheu é menor que o número que eu Escolhi!`);
}
} else {
document.body.style.background = "#AA0000";
document.body.style.color = "#AA0001";
document.write(`Você stingiu o número máximo de tentativas, o número exato é: ${segredo}! Recarregue a página se desejar jogar novamente!`);
}
tentativas++;
}
}
var button = document.querySelector("button");
button.onclick = verifica;
</script>
Eu gostaria de melhorar os seguintes pontos:
- Na hora de clicar em tentativa no button, gostaria que a mensagem não aparecesse em alert(), mas sim em document.wrtie() logo abaixo do botão, mostrando o número de tentativas que o usuário ainda tem, e se o chute dele foi maior ou menor que o número segreo.
- Outro ponto: quando o usuário erra mais de 5 vezes, a mensagem de tentativas esgotadas ou a mensagem de parabéns que a pessoa acertou o número aparece em uma nova tela em branco, gostaria que essa mensagem também aparecesse abaixo do botão e com as cores do html da página inicial.
Agradeço a ajuda.