Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Maven

Bom dia, no meu Intellij não aparece a opcao de criar novo Módulo como Maven. Já verifiquei inúmeros pontos, como no build tools, já voltei versão do meu Intellij Community para uma versão mais antiga e não aparece essa opção. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Baixei o projeto do professor Guilherme e mesmo assim não aparece esta opção.

Se eu tento criar usando o maven archetype, eu perco toda configuração no Project Structure e só funciona a parte do service-email, e o projeto padrão de ecommerce para de funcionar.

Alguem possui alguma sugestão?

2 respostas
solução!

Olá, Guilherme.

O problema que você está enfrentando no IntelliJ, onde a opção de criar um novo módulo com Maven não aparece, pode estar relacionado a algumas configurações específicas. Aqui estão algumas possíveis causas e soluções para corrigir o problema:

1. Verificar a Instalação do Plugin Maven

O IntelliJ Community pode não ter o plugin Maven habilitado por padrão. Para verificar e ativar o plugin:

• Acesse File > Settings > Plugins.
  • Busque por Maven.
  • Certifique-se de que o plugin está instalado e ativado.

2. Build Tools Configurado Corretamente

• Vá em File > New Project e verifique se a opção Maven aparece no menu de geradores de projetos.
  • Caso contrário, acesse File > Settings > Build, Execution, Deployment > Build Tools e confirme se o Maven está listado e corretamente configurado.

3. Configuração do Project Structure

• Certifique-se de que a ferramenta de build está definida como Maven e não Gradle ou outro.
  • Acesse File > Project Structure > Project e confira o campo Project SDK e o Project Compiler Output.

4. Versão do IntelliJ

Se você está usando o IntelliJ Community, lembre-se de que algumas funcionalidades mais avançadas de módulos multi-projeto podem ser restritas à versão Ultimate. No entanto, o suporte básico ao Maven deve estar disponível.

5. Alternativa: Criar Projeto via Maven Archetype

Se a opção do IntelliJ persistir, você pode gerar o projeto usando o Maven Archetype manualmente pelo terminal e depois importar no IntelliJ como um projeto existente.

Esses passos geralmente resolvem a ausência da opção Maven Module. Se o problema continuar, me avise para podermos investigar mais a fundo.

Olá Lucas, muito obrigado pelo apoio. Eu tentei essas opções antes e agora também, mas ainda não consegui resolver o problema. Mesmo obtendo uma versão mais antiga não descobri o motivo de estar assim. Manterei o projeto igual foi feito até a presente aula, foi muito legal o conteúdo passado e procurarei mais respostas em outra hora, obrigado!