1
resposta

[Dúvida] Matriz de desalocação de funcionários nos proximos 12 meses

Preciso criar uma matriz mostrando quantos funcionários serão desalocados por projeto nos próximos 12 meses. Utilizei countrows por projeto/data-fim e filtro data atual + próximos 12 meses. Se coloco + 0 para mostrar inclusive os meses que não terão nenhuma desalocação, ignora meu filtro de período e vai até 2030, dando erro por excesso de linhas. Se não coloco, respeita meu filtro de 12 meses com janela, mas mostra somente os meses onde resultado do countrows > 0, pulando os meses sem desalocação. Já tentei marcar meses futuros com um flag na tabela calendário e acrescentar no meu filtro, mas não adiantou. Preciso de ajuda! Grata

1 resposta

Oi, Ana, como vai?

Parece uma situação complexa, vamos ver se encontramos uma saída.

Uma abordagem possível é criar uma tabela auxiliar de calendário que inclua todos os meses nos próximos 12 meses, independentemente de haver desalocações ou não, e que se relacione com a sua tabela de projeto. Isso pode ser feito usando a função CALENDAR ou CALENDARAUTO.

Então, uma medida pode auxiliar a fazer a contagem de todos os meses. Seria algo mais ou menos assim:

Desalocacoes12Meses = 
   CALCULATE(
       COUNTROWS(SuaTabelaDeProjetos),
       FILTER(
           SuaTabelaDeProjetos,
           [Data-Fim] >= MIN('TabelaCalendarioAuxiliar'[Date]) &&
           [Data-Fim] <= MAX('TabelaCalendarioAuxiliar'[Date])
       )
   )

O que acha? Espero que possa te ajudar a solucionar seu problema.

Abração!