Estou com um projeto pessoal que é uma revista e a gráfica me pediu 0,5 de sangria e 0,3 de margem de segurança. Sei que varia muito de uma gráfica pra outra, mas o quepoderia ser essa MARGEM DE SEGURANÇA?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou com um projeto pessoal que é uma revista e a gráfica me pediu 0,5 de sangria e 0,3 de margem de segurança. Sei que varia muito de uma gráfica pra outra, mas o quepoderia ser essa MARGEM DE SEGURANÇA?
Olá, Rodolpho
Tudo bem?
Margem de segurança é o espaço interno que se observa em relação às margens do documento. Ou seja, é uma folga que você deve ter para que nada seja cortado por engano no momento em que a gráfica por produzir o seu projeto. É como se fosse uma sangria ao contrário: você não coloca nenhum conteúdo dentro dessa margem para que ele não seja cortado acidentalmente. Imagens, cores, grafismos e elementos decorativos em geral podem acontecer nesse espaço sem problemas, mas texto, logo e informações essenciais não.
Espero ter ajudado!
Abraços
E tem alguma ferramenta no InDesign pra fazer a margem de segurança ou devo fazer uma página mestra com essas margens?
Não existe nenhum ajuste específico para criar a margem de segurança no InDesign, como existe para a sangria. Ela precisa ser feita manualmente (usando guias ou mesmo o ajuste de margens, se preferir) e dentro da página-mestre, como você disse.