1
resposta

[Dúvida] Maquinas Virtuais do Curso

Boa tarde, o curso de Cyber Security apresenta algumas Maquinas virtuais cada uma com um solução instalada como por exemplo o Graylog, gostaria de saber se existe um documentação da Alura que demonstra a instalação e configuração dessas ferramentas? Sei que existe uma vasta documentação na internet, mas em aguns casos depende da versão usada. Obrigado pela atenção.

1 resposta

Olá Luciano, tudo bem?

Optei por trazer cada máquina virtual com as soluções instaladas, pois todas possuem diversos pré-requisitos para instalação que toma bastante tempo. Para o Nginx com o ModSecurity foi seguido o passo a passo indicado nesse link: https://www.tecmint.com/install-modsecurity-nginx-debian-ubuntu/

Para o pfSense: https://4sysops.com/archives/how-to-install-the-pfsense-firewall-on-a-virtual-machine/

E para o Graylog: https://www.morais.eti.br/2020/10/05/instalar-e-configurar-graylog-monitoring-server-no-ubuntu-20-04/

Porém, caso for seguir passo a passo o curso depois com essas máquinas, tem que ser observado a questão dos endereços IPs que foram configurados diferentes dos passos a passos indicados acima.

Agora isso em documentação na Alura, infelizmente, ainda não temos. Mas vou anotar de dica para analisar a possibilidade de desenvolver esses documentos.

Espero ter ajudado. Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software