Olá, como sou novo em tecnologia estou com muitas duvidas rsrs
Tentei conectar no prompt no windows via ssh a VM linux que foi criada, e deu conexão recusada.
sabe me informar o que preciso fazer ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, como sou novo em tecnologia estou com muitas duvidas rsrs
Tentei conectar no prompt no windows via ssh a VM linux que foi criada, e deu conexão recusada.
sabe me informar o que preciso fazer ?
Olá, Alessandro!
A mensagem "Connection refused" geralmente indica que o serviço SSH não está rodando na máquina virtual ou que a porta 22 está bloqueada. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para resolver o problema:
Verifique se o SSH está instalado na VM: Conecte-se à sua VM diretamente (se você tiver acesso a ela) e execute o seguinte comando para verificar se o SSH está instalado:
sudo apt-get install openssh-server
Verifique se o serviço SSH está rodando: Ainda na sua VM, execute:
sudo systemctl status ssh
Se o serviço não estiver rodando, você pode iniciá-lo com:
sudo systemctl start ssh
E para garantir que ele inicie automaticamente na inicialização:
sudo systemctl enable ssh
Verifique as configurações de rede: Certifique-se de que a VM e o seu computador Windows estão na mesma rede e que a VM pode ser acessada pelo IP 192.168.1.104.
Verifique as regras de firewall: Verifique se há alguma regra de firewall que possa estar bloqueando a porta 22. Você pode desativar temporariamente o firewall para testar:
sudo ufw disable
Se funcionar, você pode configurar o firewall para permitir conexões SSH:
sudo ufw allow ssh
sudo ufw enable
Verifique as configurações de SSH:
Verifique o arquivo de configuração do SSH (/etc/ssh/sshd_config) para garantir que ele está configurado para escutar na porta 22:
sudo nano /etc/ssh/sshd_config
Certifique-se de que a linha Port 22 não esteja comentada (sem o # no início).
Depois de seguir esses passos, tente novamente se conectar via SSH a partir do seu prompt de comando no Windows.
Bons estudos!
Muito obrigador, aqui pelo forum consegui resolver todas as duvidas que ja tive