Olá, como sou novo em tecnologia estou com muitas duvidas rsrs Tentei conectar no prompt no windows via ssh a VM linux que foi criada, e deu conexão recusada. sabe me informar o que preciso fazer ?
Olá, como sou novo em tecnologia estou com muitas duvidas rsrs Tentei conectar no prompt no windows via ssh a VM linux que foi criada, e deu conexão recusada. sabe me informar o que preciso fazer ?
Olá, Alessandro!
A mensagem "Connection refused" geralmente indica que o serviço SSH não está rodando na máquina virtual ou que a porta 22 está bloqueada. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para resolver o problema:
Verifique se o SSH está instalado na VM: Conecte-se à sua VM diretamente (se você tiver acesso a ela) e execute o seguinte comando para verificar se o SSH está instalado:
sudo apt-get install openssh-server
Verifique se o serviço SSH está rodando: Ainda na sua VM, execute:
sudo systemctl status ssh
Se o serviço não estiver rodando, você pode iniciá-lo com:
sudo systemctl start ssh
E para garantir que ele inicie automaticamente na inicialização:
sudo systemctl enable ssh
Verifique as configurações de rede: Certifique-se de que a VM e o seu computador Windows estão na mesma rede e que a VM pode ser acessada pelo IP 192.168.1.104.
Verifique as regras de firewall: Verifique se há alguma regra de firewall que possa estar bloqueando a porta 22. Você pode desativar temporariamente o firewall para testar:
sudo ufw disable
Se funcionar, você pode configurar o firewall para permitir conexões SSH:
sudo ufw allow ssh
sudo ufw enable
Verifique as configurações de SSH:
Verifique o arquivo de configuração do SSH (/etc/ssh/sshd_config
) para garantir que ele está configurado para escutar na porta 22:
sudo nano /etc/ssh/sshd_config
Certifique-se de que a linha Port 22
não esteja comentada (sem o #
no início).
Depois de seguir esses passos, tente novamente se conectar via SSH a partir do seu prompt de comando no Windows.
Bons estudos!
Muito obrigador, aqui pelo forum consegui resolver todas as duvidas que ja tive