2
respostas

[Dúvida] Máquina não é destruída após o Terraform APPLY, apenas alterada

Boa noite! Durante as aulas vi algumas vezes após o comando Terraform Apply no terminal por vocês, aparecer "1 Destroy" e sempre quando eu dou o comando terraform apply aparece somente alterada "1 Changed". Creio eu que seja isso que está me fazendo não conseguir sair do tópico "Ansible e Terraform". Quando vocês dão o comando ls no vídeo a máquina não retorna nada, mas na minha retorna o index.html com o Olá Mundo das primeiras aulas. Lembrando que segui todo o passo a passo conforme a aula.

Se puderem me ajudar com essa dúvida, fico super agradecido.

Obs: É o meu primeiro mês na Alura, e esse ponto poderia ser melhor estruturado. Se tiver um ponto desatualizado, perdemos um tempo gigantesco de estudo. Já era para eu ter terminado a formação na semana retrasada, mas todo dia fico preso num ponto que não foi abordado na aula. E vejo que outras pessoas estão passando o mesmo problema. No caso de DEVOPS são muitos passos que tem que ser feitos e se um estiver errado nada anda.

2 respostas

Oi, Isaac. Tudo bem?

Um ponto a se atentar é que os recursos somente serão destruídos e recriados quando a alteração no terraform for em um atributo que só pode ser definido na primeira vez que o recurso for definido, a exemplo do user_data. O user_data só é executado quando a máquina vai subir pela primeira vez, então se alterarmos o valor no terraform, será necessário destruir o recurso e criar de novo.

Em outros casos, não é necessário destruir, então basta alterar.

Não tenho como saber como aconteceu com você, mas uma possibilidade é a gente seguir as aulas mas só executar o terraform apply quando já colocamos o código que faria destruir o recurso se fosse alterado.

De toda forma, ajudaria a te ajudar se você descrever

1. Qual o estado atual
  2. Qual o problema
  3. Qual o estado que você quer chegar.

0la Vitor Almeida.

Estive com o mesmo problema, e concordo com o que foi mencionado pelo colega Isaac, estes passos desatualizados atrapalham demais, e seguindo o curso, o arquivo não e alterado, mas algo na sua resposta acabou nos respondendo.

1 - Apos subir a maquina a 1x ela não modifica o arquivo index.html (a explicação sua sobre o user_data faz todo sentindo).

2 - Acredito que nesta versão nova do terraform por somente modificar ele não carrega o user data denovo uma vez que já modificado na primeira tentativa, por isso permanece com o conteudo antigo em index.html.

3 - Nos meus testes aqui quando uso terraform destroy e depois terraform plan a nova maquina carrega o valor correto no index.html.

Acredito que sanou minha dúvida e do Isaac também, mas atualizem o curso por favor..