Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Mão na massa: Chunks - como sedimentar os estudos

Não entendi muito bem como eu posso aplicar a técnica do Chunks. Alguém poderia me explicar melhor e trazer um exemplo de como estruturar essa técnica? Como, por exemplo, ao estudar uma linguagem de programação.

2 respostas
solução!

Boa tarde Glaudencio! Tudo bem com você?

Chunks são pedaços de informação que você consegue entender e lembrar facilmente. A ideia é dividir o conteúdo em partes menores e mais gerenciáveis, para facilitar a compreensão e a memorização. Por exemplo, imagine que você precisa memorizar rapidamente esta sequência de números:

5 7 8 4 9 3 2 5

À primeira vista pode parecer difícil. No entanto, com chunking, você pode organizá-los nos seguintes grupos significativos:

234 55 789 

Ficou mais fácil não é mesmo?!

Para os estudos não é diferente, a ideia é quebrar em partes menores. Vamos supor que você queira estudar a linguagem Python:

• Comece identificando os conceitos básicos da linguagem. Por exemplo, você poderia começar com variáveis, tipos de dados, estruturas de controle (como loops e condicionais) e funções.
  • Pegue cada conceito e divida-o em partes menores. Por exemplo, ao estudar funções, você pode começar entendendo a sintaxe básica, depois passar para parâmetros e, em seguida, explorar o retorno de valores.
  • Depois de dividir o conteúdo, pratique cada "chunk" individualmente. Isso pode ser feito através de exercícios práticos, pequenos projetos ou desafios de programação. Por exemplo, crie pequenas funções que realizam tarefas simples para praticar o uso de funções.
  • À medida que você se sente confortável com cada parte, comece a conectá-las. Veja como os conceitos se relacionam entre si. Por exemplo, combine loops e funções para criar programas mais complexos.
  • Repita o processo e revise regularmente os "chunks" que você aprendeu.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Entendi agora. Muito obrigado pela explicação!!!