Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Manutenção de arquivos

Assim que tentei baixar o python3, o gerenciador me sugeriu remover um pacote que eu não utilizava mais e eu segui com a remoção utilizando o comando sudo apt autoremove que encontrei com o auxílio da IA. Essa ação me gerou a seguinte dúvida:
Como verificar se eu não tenho mais pastas "não necessárias" no meu disco?

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta
solução!

Oi Vivianne, tudo bem?

Excelente pergunta! O comando sudo apt autoremove realmente é uma ótima forma de limpar pacotes que não são mais necessários no sistema, principalmente aqueles instalados como dependências e que deixaram de ser usados.

Mas, além dele, existem outras maneiras de verificar se há arquivos ou pastas ocupando espaço de forma desnecessária no seu disco. Uma opção simples é usar o comando du -h --max-depth=1 / (ou em um diretório específico, como /home), que mostra o tamanho de cada pasta e ajuda a identificar onde está sendo usado mais espaço. Assim, você pode analisar com calma antes de decidir o que remover.

Outra ferramenta muito útil é o ncdu, que oferece uma interface interativa no terminal para visualizar e navegar pelo uso de disco. Para instalar, basta rodar sudo apt install ncdu e depois executar sudo ncdu / pra analisar o sistema ou sua pasta pessoal.

Esses recursos fazem comque você mantenha seu sistema mais limpo e organizado, evitando a exclusão de algo importante. É sempre bom revisar antes de remover qualquer arquivo ou diretório manualmente, garantindo que nada essencial seja perdido.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!