Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Mais ferramentas de teste de software as quais eu consiga aplicar em um ambiente offline.

Estou interessado na implementação de processos de teste de software para projetos embarcados com foco na industria e eu gostaria de implementar conceitos de qualidade de software no processo, contudo por conta de questões relacionadas ao processo de segurança da informação interna, temos algumas restrições de comunicação com a internet. No caso, eu estou interessado em que outras ferramentes existem que eu possa estudar, ou até mesmo o que mais devo pensar em estudar para implementar esses processos de teste dentro do meu processo de automação embarcada por exemplo?

2 respostas
solução!

Olá, Luciano! Tudo joia?

Existem várias ferramentas que você pode considerar, aqui estão algumas que indico:

  1. JUnit: É uma ferramenta de teste unitário para a linguagem de programação Java. É útil para garantir que pequenas unidades de código, como métodos e classes, estejam funcionando como esperado.

  2. Google Test: É um framework de teste unitário para C++. É muito utilizado em projetos de código aberto e é conhecido por sua flexibilidade e facilidade de uso.

  3. PyTest: É uma ferramenta de teste para Python. É conhecida por sua sintaxe simples e capacidade de suportar testes unitários e de integração.

Além das ferramentas de teste, você também pode querer considerar o uso de ferramentas de integração contínua (CI) que podem ser executadas offline, como o Jenkins. O Jenkins pode ser usado para automatizar a execução de seus testes sempre que mudanças são feitas no código, ajudando a identificar e corrigir problemas mais rapidamente.

Além disso, você mencionou que está interessado em implementar conceitos de qualidade de software. Nesse caso, pode ser útil estudar sobre metodologias de teste de software, como o desenvolvimento orientado por testes (TDD) e o desenvolvimento orientado por comportamento (BDD). Essas metodologias enfocam a criação de testes antes do código e podem ajudar a melhorar a qualidade do software.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Obrigado pela clareza armando. Erá bem isso que eu gostaria de saber em geral.