Bom, pelo oque entendi existe algumas maneiras de chegar no mesmo resultado. no ultimo desafio deveríamos clicar na cor escolhida e conseguiria desenha com ela, fiz de um jeito, mas depois na correção estava de outro, mas a minha duvida está na semanticamente do código, se está realmente correto, eu existe algumas exigências que tornam o código mais limpo, sinto que as vezes esta bagunçado, alguem poderia me dar alguns conselhos etc..
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if (desenha && ondePodeDesenhar(x, y)) {
if (desenha) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
function ondePodeDesenhar(x, y) {
if (x >= 0 && x < 3 * tamanhoQuadrados && y >= 0 && y < tamanhoQuadrados) {
return false;
} else {
return true;
}
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var corAtual;
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
function mudaCor(evento) {
var x = evento.pageX; - tela.offsetLeft
var y = evento.pageY; - tela.offsetTop;
if ((x < 50) && (y < 50)) {
corAtual = "red";
} else if ((x < 100) && (y < 50)) {
corAtual = "Green";
} else if ((x >= 100) && (y < 50)) {
corAtual = "Blue";
}
}
desenhaPaletaDeCores();
tela.onclick = mudaCor;
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
</script>