Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] LocalDateTime alguem consegue me dar uma dica?

Olá, estou estudando JAVA a alguns meses, e comecei a criação de um projeto pessoal, para treinar as estruturas de controle, POO etc... Agora estou com uma dúvida, meu programa vai ter uma classe de serviço que quando criada irá pegar a data atual do sistema dia,mes e ano. Gostaria de uma ideia de como posso criar um validador de garantia, para que só seja TRUE caso a criação do objeto serviço seja <= 90 dias.

Tipo, criei um serviço para um cliente x dia 01 de janeiro de 2024. Ele trouxe o aparelho para garantia hoje dia 24/04/2024, (fora da garantia). O boolean garantia se eu verificar vai retornar false; E me diga também por gentileza, o que tenho que estudar para que todos esses objetos criados sejam salvos em um banco de dados local. (ainda nao sei nada sobre banco de dados)

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Olá, Watilla.

Tudo bem?

Vamos começar resolvendo sua dúvida sobre como criar um validador de garantia para verificar se a criação de um objeto serviço ocorreu há menos de 90 dias. Para isso, você pode utilizar a classe LocalDate do Java, que já está sendo importada no seu código. Você pode adicionar um método na sua classe Services que verifica se a data de criação do serviço está dentro do período de garantia. Veja um exemplo de como você pode fazer isso:

import java.time.LocalDate;
import java.time.temporal.ChronoUnit;

public class Services {
    private LocalDate dataCriacao;

    public Services(String tipoDeServico) {
        this.dataCriacao = LocalDate.now();
    }

    public boolean verificaGarantia() {
        LocalDate dataAtual = LocalDate.now();
        long diasDiferenca = ChronoUnit.DAYS.between(dataCriacao, dataAtual);
        return diasDiferenca <= 90;
    }
}