Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Listas de Controle de Acesso e subinterfaces de redes

Criei duas listas de controle de acesso. A primeira eu vinculei a todas as subinterfaces de rede (0/0.1, 0/0.2, 0/0.3 e 0/0.4) e era voltada para o acesso do departameto1 ao servidor 1, depois eu criei uma segunda lista de acesso que era voltada para o departamento 2 em relação ao servidor 2 e após atribuir essa segunda lista a todas as subinterface de rede, a primeira lista parou de funcionar. O que devo fazer?

3 respostas
solução!

Oi, Leonardo!

Quando você aplica uma nova lista de controle de acesso (ACL) a uma interface, ela substitui qualquer ACL previamente aplicada a essa interface. Portanto, ao aplicar a segunda ACL a todas as subinterfaces, você acabou substituindo a primeira ACL.

Para resolver isso, você pode combinar as regras das duas ACLs em uma única ACL ou aplicar cada ACL a interfaces específicas, conforme necessário. Aqui está um exemplo de como você pode combinar as regras:

1. Combinar as ACLs em uma única ACL:

• Suponha que a primeira ACL permita o acesso do departamento 1 ao servidor 1 e a segunda ACL permita o acesso do departamento 2 ao servidor 2. Você pode criar uma única ACL que inclua ambas as regras.
    access-list 100 permit ip 192.168.1.0 0.0.0.255 host 10.0.0.1
    access-list 100 permit ip 192.168.2.0 0.0.0.255 host 10.0.0.2

• Aqui, 192.168.1.0 0.0.0.255 representa a sub-rede do departamento 1 e 10.0.0.1 é o IP do servidor 1. Da mesma forma, 192.168.2.0 0.0.0.255 representa a sub-rede do departamento 2 e 10.0.0.2 é o IP do servidor 2.
  2. Aplicar a ACL combinada a todas as subinterfaces:

• Depois de criar a ACL combinada, aplique-a a todas as subinterfaces de rede.
    interface GigabitEthernet0/0.1
    ip access-group 100 in

interface GigabitEthernet0/0.2
    ip access-group 100 in

interface GigabitEthernet0/0.3
    ip access-group 100 in

interface GigabitEthernet0/0.4
    ip access-group 100 in

Dessa forma, você garante que ambas as regras estejam ativas simultaneamente.

Bons estudos!

Oi, Lucas!

No exercício do alura, me parece que ele fala para criar (no caso de 3 servidores) 3 listas de controle, e cada lista é aplicada a uma subinterface diferente. No meu caso, minhas subinterfaces estão fazendo as conexões das vlans de cada departamento com o roteador, e se eu criar tres listas não seria possivel vincular estas as subinterfaces simultaneamente a cada subinterface, fazendo com que os acessos aos servidores sejam permitidos, mas em que caso se cria 3 listas e uma para cada interface?

Esse tipo de abordagem é utilizando quando desejamos controlar o tráfego de entrada e saída de cada VLAN de forma independente.

Se você precisa, por exemplo, controlar o acesso aos servidores de maneira específica, uma ACL pode ser aplicada para cada servidor, restringindo quais VLANs podem acessar cada um deles.