Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Listar pacientes com data diferente do filtro

Estou construindo uma visão com indicadores para hospital.

No filtro, estou utilizando o campo Data de Entrada do paciente. Essa visão tratá os pacientes internados no dia selecionado.

Consegui, através do dax, trazer a quantidade de pacientes internados no dia, pegando não apenas os que deram entrada no dia selecionado, e sim todos que ainda estão ali sem alta.

Ficou assim:

Pacientes_Internados = VAR Data_Selecionada = SELECTEDVALUE(Calendario[Data]) // Obtém a data selecionada no filtro RETURN CALCULATE( COUNTROWS(Atendimento), Atendimento[DT_ENTRADA] <= Data_Selecionada, Atendimento[DT_ENTRADA] >= Data_Selecionada )

Problema: quero listar estes pacientes em um grid. Mas consigo trazer apenas os que deram entrada no dia selecionado, por conta do filtro.

Como posso fazer isso?

1 resposta
solução!

Olá, Flavia, tudo bem?

Uma solução seria ajustar a sua fórmula DAX para incluir uma condição que verifique se a data de entrada do paciente é menor ou igual à data selecionada e que a data de alta é maior que a data selecionada ou nula (caso o paciente ainda esteja internado). Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:

Pacientes_Internados = 
VAR Data_Selecionada = SELECTEDVALUE(Calendario[Data]) // Obtém a data selecionada no filtro
RETURN 
    CALCULATE(
        COUNTROWS(Atendimento),
        Atendimento[DT_ENTRADA] <= Data_Selecionada && (ISBLANK(Atendimento[DT_SAIDA]) || Atendimento[DT_SAIDA] > Data_Selecionada)
    )

Primeiro, ela armazena a data selecionada pelo usuário em uma variável chamada "Data_Selecionada". Depois, ela conta o número de linhas na tabela "Atendimento", mas aplicando um filtro específico. Esse filtro verifica duas condições:

• Se a data de entrada do paciente é anterior ou igual à data selecionada.
  • Se a data de saída do paciente é nula (ou seja, o paciente ainda está internado) ou se é posterior à data selecionada.

No entanto, essa fórmula é apenas uma sugestão, é possível ser necessário fazer algumas adaptações conforme o seu projeto.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!