Oii, como você está?
Peço desculpas pela demora em te responder.
Legal que você explorou a correlação nessa aula! É muito interessante, para fins de estudo, que você observe os conceitos aprendidos em vários contextos.
Vamos lá:
1) Analisar a correlação linear nesse caso preditivo faz sentido ou é evidente demais a ponto de não fornecer informação útil?
É esperado que a correlação linear tenha um resultado extremamente alto quando sobre o modelo e os dados iniciais, já que o modelo é exatamente uma generalização dos dados iniciais. Logo, a correlação não há de trazer nenhuma informação útil. Entretanto, pode ser uma ferramenta de teste em datasets maiores.
2) Sendo efetivamente útil tal análise, o ângulo entre as linhas de tendência tem algum significado; algo como "quanto maior o ângulo formado pelas linhas de tendência, menos imprecisa é a previsão" (pois se afastam mais rapidamente) e vice-versa?
O que importa é a proximidade entre os dados que geraram o gráfico e o modelo. O ângulo da linha de tendência não tem nenhum significado.
3) O ponto no tempo em que tais linhas distarem uma medida igual à média dos desvios absolutos seria o momento de refazer as previsões?
O desvio absoluto é uma média, logo, é possível que o valor se diferencie da média e ainda esteja dentro do esperado. O momento de refazer as previsões deve ser alinhado com os objetivos do negócio e como esses mudam ao longo do tempo.
É importante lembrar que a estatística e a análise de dados são ferramentas que estão inseridas sempre em algum contexto. O conhecimento desse contexto é ponto-chave para que o uso dessas ferramentas seja coerente e nos ajude a chegar em respostas de valor.
Espero ter ajudado! Fico à disposição.
Abraço.