1
resposta

[Dúvida] Linguagem Java e os pré-requisitos daqui

Olá, pessoal!

Iniciei aqui na Alura para pegar uma formação em Java e fazer uns projetinhos. Porém, como pré-requisitos para iniciar o curso de Java, o pessoal meteu um monte de conhecimentos de HTML, CSS com flexbox e tudo mais. Eu sei que eles já dão o HTML e o CSS prontos para manipular mas fiquei pensativo pois meu objetivo é Java para back-end e meu tempo é escasso. É muito importante estudar HTML e CSS e pegar essa formação antes?

1 resposta

Olá, Victor.

Tudo bem?

Para trabalhar exclusivamente com back-end em Java, o conhecimento profundo em HTML e CSS não é essencial. No entanto, ter uma noção básica dessas tecnologias pode ser útil por algumas razões:

1. Comunicação com Front-end: Mesmo trabalhando no back-end, é comum precisar interagir com desenvolvedores front-end. Entender um pouco de HTML e CSS pode facilitar essa comunicação.

2. Full-Stack: Em alguns projetos, você pode acabar precisando fazer pequenas alterações no front-end. Ter uma base em HTML e CSS pode ser útil nesses momentos.

3. Integração: Muitas vezes, você precisará integrar seu código back-end com o front-end. Conhecer a estrutura do HTML e CSS pode ajudar a entender melhor como os dados são exibidos e manipulados no navegador.

Se seu tempo é realmente muito limitado e seu foco é exclusivamente back-end, você pode priorizar os estudos em Java e frameworks relacionados, como Spring. No entanto, se conseguir dedicar um pouco de tempo para pelo menos entender os fundamentos de HTML e CSS, isso poderá ser benéfico no longo prazo.

Espero ter ajudado e bons estudos!